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Title: Conquista: jogo de estímulo para a criatividade cognitiva e deliberada de jovens
Authors: Côrtes, Lucas Rodine
metadata.dc.contributor.advisor: Lima, Renata Vilanova
metadata.dc.contributor.members: Barbosa, João Carlos Lutz
Rebello, Luiza Helena Boueri
Issue Date: 2017
Abstract: Este projeto propõe um jogo de tabuleiro que estimula o raciocínio lógico e estratégico além da criatividade cognitiva e deliberada de jovens que encontram-se no ensino médio para cima, com o intuito de ajudá-los a pensar de forma diferente e chegar a conclusões que não chegariam de forma padrão. O jogo permite aos jogadores, ao mesmo tempo que se divertem, exercitar seus cérebros de forma que pensem mais estrategicamente para se chegar a uma possível conclusão aos seus objetivos. Possui linguagem visual que pretende se adaptar a diversos públicos tentando seguir o caminho da simplicidade e o objetivo direto. A ideia do jogo é fazer com que os próprios jogadores criem o tabuleiro do jogo através de peças modulares de diferentes alturas nos quais representam a topografia do ambiente, e além disso, coloquem as paisagens que representarão aquele espaço dando assim mais liberdade para a imaginação trabalhar. O jogo possui diferentes personagens que podem ser alocados em diferentes peões em cada rodada, trazendo assim a possibilidade de uma estratégia diferente a cada rodada. Além disso, blefe e construção de baralho e gerenciamento de recursos fazem parte da estratégia do jogo.
metadata.dc.description.abstractother: This project proposes a board game that stimulates logical and strategic reasoning beyond the cognitive and deliberate creativity of young people meeting in high school upwards to help them think differently and reach conclusions that are not would arrive by default. The game allows players, while having fun, to exercise their brains so that they think more strategically to reach a possible conclusion to their goals. It has visual language that intends to adapt to different audiences trying to follow the path of simplicity and the direct goal and also pieces that can be adaptable to several different themes in some future. The idea of the game is to make the players themselves create the game board through modular pieces of different heights in which they represent the topography of the environment, and in addition, put the landscapes that will represent that space thus giving more freedom for the imagination. The game has different characters that can be allocated to different pawns in each round, thus bringing the possibility of a different strategy to each round. In addition, bluffing and building deck and resource management are all part of the game strategy.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7278
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