Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7308
Title: Saberes docentes: a prática pedagógica no início profissional
Authors: Pereira Junior, Benicio da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Geovana Tabachi
metadata.dc.contributor.members: Silva, Geovana Tabachi
Lemos, Carlos Eugênio Soares de
Ferreira, Flavia Mendes
Issue Date: 2015
Abstract: Compreender os saberes que os professores incorporam durante sua formação profissional pode fazer-nos elucidar questões que nos remetem a reflexões significativas no campo educacional. Essa pesquisa teve como objetivo identificar a qual saber os docentes atribuem à sua prática pedagógica no início de sua atividade profissional. O estudo foi realizado através de um levantamento bibliográfico, de observações em salas de aula e da análise dos questionários aplicados a dez professores que atuam em escolas públicas e privadas no município de Campos dos Goytacazes/RJ. Para interpretação dos dados dialogo, em especial, com autores como Paulo Freire e Tardif, quanto aos resultados, podemos considerar que o saber de um professor pode ser construído através de uma boa formação acadêmica e da experiência adquirida na prática educacional, principalmente aquelas experimentadas junto aos discentes, compartilhando as teorias e associando a realidade cotidiana dos educandos.
metadata.dc.description.abstractother: Understand the knowledge that teachers incorporate during their training can make us clarify issues that lead us to significant reflections in the educational field. This research aimed to identify which know the teachers attach to their teaching early in his professional activity. The study was conducted through a literature review, analysis of observations in the classrooms and of questionnaires to ten teachers who work in public and private schools in the municipality of Campos dos Goytacazes / RJ. To interpret the dialogue data, in particular, with authors such as Paulo Freire and Tardif in the results, we can consider that the knowledge of a teacher can be built through a good academic background and experience in educational practice, especially those experienced together with students, sharing theories and combining the everyday reality of students.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7308
Appears in Collections:CGS - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA FINAL - ENTREGA CD.pdf521.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.