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Title: "Podemos continuar a aula sem problemas?": preservar a atenção e administrar a "desatenção" de alunos em escolas de Campos dos Goytacazes
Authors: Gualande Junior, Ailton
metadata.dc.contributor.advisor: Freire, Jussara
metadata.dc.contributor.members: Freire, Jussara
Mouzinho, Glaucia Maria Pontes
Lemos, Carlos Eugênio Soares de
Silva, Bóris Maia e
Issue Date: 2016
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a coordenação entre professores e alunos em uma sala de aula e seus engajamentos em uma situação de aprendizado. Para tanto, focalizo-me nas formas de qualificar a atenção e a “desatenção” dos alunos por professores, retomando a perspectiva de William James. Minha análise ainda foi fortemente influenciada pelas contribuições de Erving Goffman e do situacionimo [i.e. situacionismo] metodológico (JOSEPH, 2000). De um lado, descrevo os momentos em que os alunos se envolvem na situação da aula, apresentando as competências que os professores acionam para captar suas atenções. Por outro, procuro compreender o que ocorre quando os alunos se dispersam, e as estratégias do professor para reconquistar a atenção. Realizei observações em três contextos escolares diferenciados, na cidade de Campos dos Goytacazes, a partir de minha condição de estagiário nestas três instituições. Propus retomar esta experiência como uma observação participante retrospectiva, baseada na análise dos relatórios de estágio elaborados ao longo dos dois anos em que estive nestes espaços, procurando reativar minha memória. Neste processo, constatei que a atenção dos alunos em relação à “explicação” do conteúdo pelo professor oscilava de forma constante. Este fato aponta para a concorrência entre diferentes estímulos capazes de atrair o foco atencional, os quais são constantemente negociados pelo aluno e professor.
metadata.dc.description.abstractother: This research aims to analyze the coordination between teachers and students in a classroom and their engagement in a learning situation. Therefore, i focus me on ways to qualify attention and "inattention" of students by teachers, referring to William James perspective. My analysis was still strongly influenced by the contributions of Erving Goffman and methodological situacionimo (JOSEPH, 2000). On the one hand, describe the moments in which students engage in the classroom situation, with the skills that trigger teachers to capture their attention. On the other, i try to understand what happens when students to disperse, and the teacher's strategies to regain attention. I made observations in three different school contexts, in the city of Campos dos Goytacazes from my trainee status in these three institutions. I proposed to resume this experience as a retrospective participant observation, based on the analysis of the stage of reports over the two years I was in these spaces, looking reactivate my memory. In this process, I found that the students' attention in relation to the "explanation" of the content by the teacher oscillated steadily. This fact points to the competition between different stimuli capable of attracting the attention focus, which are constantly negotiated by the student and teacher.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7313
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