Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7335
Title: O ensino de Física através dos instrumentos musicais
Authors: Cardozo, Laio Cavalcanti
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, José Antônio e
metadata.dc.contributor.members: Souza, José Antônio e
Costa, Eden Vieira
Chame, Anna Maria Nóbrega
Abstract: Em Física, na parte de mecânica, estudamos o movimento das partículas e dos fluidos. A mecânica apresentada no ensino médio é conhecida como mecânica clássica ou mecânica de Newton, pois são as leis de Newton que constituem a base para esse estudo. No caso de movimentos vibratórios que se repetem com uma certa periodicidade, correspondente a qualquer trepidação ou tremor de um corpo, pode-se ter como consequência a propagação desse movimento em meios elásticos (meio que pode ser deformado e que volta ao seu estado primitivo logo que cessa a causa deformadora). A energia de vibração pode se propagar por meio de ondas, como por exemplo, quando provocamos uma perturbação na corda de um violão. Essa perturbação provoca zonas de compressão e rarefação no ar dentro do corpo do violão e que também são transmitidas através do material do corpo do instrumento. A partir disso, ocorrem vários fenômenos ondulatórios, até que percebemos o som gerado através da vibração inicial da corda. Através dessas ideias principais, é interessante explicar fenômenos sonoros presentes em diversos ambientes com os quais os alunos têm contato. Com isso, foi elaborada uma proposta que utiliza os conhecimentos musicais dos estudantes como o ponto de partida, visando estabelecer uma relação entre o conhecimento prévio do aluno e o que é aceito cientificamente. Além disso, busca-se oferecer ferramentas para que os professores de Física possam trabalhar em cima dos conteúdos relacionados à mecânica, ondulatória e acústica.
metadata.dc.description.abstractother: In physics, the study of mechanics englobes the movement of particles and fluids. In the level that it's presented on high school, it is known as classical mechanics or Newton's mechanics, for the laws of Newton compose the base for such study. In the case of vibratory movements that repeat themselves with certain periodicity, corresponding to any trepidation or tremor of a body, we can obtain as a consequence the propagation of this movement through an elastic medium (a medium that, if deformed, tends to return to it's primitive state as soon as the deforming force ceases). The energy of the vibration can propagate itself though waves, as, for example, when we provoke a perturbation in the string of a guitar. This perturbation provokes zones of compression and rarefaction in the air inside the guitar which are also transmitted through the body of the instrument. From that, various wave phenomena occur, until we hear the sound generated by the initial vibration of the string. Through these main ideas, it's interesting to explain acoustic phenomena present in different surroundings wich the students have contact . With that, a proposal that uses the musical knowledge of the students as a starting point, aiming to establish a relation between the previous knowledge of the student and what is scientifically accepted. Also, this work seeks a way to offer tools with which physics teachers can work on the contents related to mechanics, wave-motion and acoustics.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7335
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Laio Cavalcanti.pdf657.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.