Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7336
Title: Uma proposta para a utilização de história e filosofia da ciência no ensino de física para o ensino médio
Authors: Monteiro Junior, Ermando Alipio
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Jose Antonio e
metadata.dc.contributor.members: Souza, Jose Antonio e
Mansur, Newton Luiz Pires
Costa, Eden Vieira
Issue Date: 2016
Abstract: Neste trabalho, tivemos como objetivo investigar as vantagens e desvantagens da utilização da História e da Filosofia da ciência no ensino em geral e em particular no ensino de Física. Utilizamos para tanto o estudo de artigos, livros e outras publicações de pesquisadores da área. Para a análise dos argumentos favoráveis tomamos como base os trabalhos dos professores Michael R. Matthews da Nova Zelândia e André F. P. Martins do departamento de Educação da UFRN. As críticas de Klein e Kuhn foram levadas em consideração, expostas e debatidas no trabalho. Notamos ao longo da pesquisa a escassez de trabalhos investigativos e de natureza empírica a respeito da aplicação de temas de História e Filosofia em salas de aula de Física. Ao fim do estudo defendemos a abordagem histórico filosófica e fazemos uma proposta de como utilizar história e filosofia no ensino de ciências. Proposta esta, baseada nas ideias expostas nos trabalhos dos pesquisadores estudados.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7336
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ermando Alipio M. Junior.pdf505.26 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons