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Title: Trabalho e educação: diálogos entre perspectivas da psicodinâmica do trabalho e da política de educação permanente em saúde
Authors: Oliveira, Augusto César Soares de
metadata.dc.contributor.advisor: Borges, Maria Elisa Siqueira
metadata.dc.contributor.members: Leite, Ana Paula Todaro Taveira
Freire, Flávia Helena Miranda de Araújo
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Esse trabalho de conclusão de curso é uma pesquisa bibliográfica sobre as relações entre trabalho e educação em saúde, com a finalidade de estabelecer um diálogo entre a psicodinâmica do trabalho e a política de educação permanente em saúde. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema para que fosse possível estabelecer um diálogo entre essas duas perspectivas. O autor estabeleceu relações entre os três conceitos da psicodinâmica do trabalho conhecidos com cooperação, reconhecimento e espaço de discussão com a educação permanente em saúde, explicando o que é trabalho e suas relações de sofrimento e prazer segundo Dejours. Chegou-se a conclusão de que é possível colocar em diálogo esses saberes, contribuindo para a produção de conhecimento e de compreensão do que é trabalhar de acordo com os referenciais usados nessa monografia. Além disso, foi possível destacar a importância da contribuição de Paulo Freire para as relações entre trabalho e educação e a importância de Christophe Dejours para as relações entre trabalho e saúde.
metadata.dc.description.abstractother: This work is a bibliographical research on the relationship between work and health education, in order to establish a dialogue between work psychodynamics and the policy of permanent education in health. For this, a bibliographical survey was carried out on the subject in order to establish a dialogue between these two perspectives. The author has established relationships between the three concepts of work psychodynamics known with cooperation, recognition and discussion space with continuing education in health, explaining what is work and their relationships of suffering and pleasure according to Dejours. It was concluded that it is possible to put into dialogue these knowledge, contributing to the production of knowledge and understanding of what it is to work according to the references used in this monograph. In addition, it was possible to highlight the importance of Paulo Freire's contribution to the relationship between work and education and the importance of Christophe Dejours for the relationship between work and health.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7369
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