Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7369
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBorges, Maria Elisa Siqueira-
dc.contributor.authorOliveira, Augusto César Soares de-
dc.date.accessioned2018-09-06T13:53:21Z-
dc.date.available2018-09-06T13:53:21Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7369-
dc.description.abstractEsse trabalho de conclusão de curso é uma pesquisa bibliográfica sobre as relações entre trabalho e educação em saúde, com a finalidade de estabelecer um diálogo entre a psicodinâmica do trabalho e a política de educação permanente em saúde. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema para que fosse possível estabelecer um diálogo entre essas duas perspectivas. O autor estabeleceu relações entre os três conceitos da psicodinâmica do trabalho conhecidos com cooperação, reconhecimento e espaço de discussão com a educação permanente em saúde, explicando o que é trabalho e suas relações de sofrimento e prazer segundo Dejours. Chegou-se a conclusão de que é possível colocar em diálogo esses saberes, contribuindo para a produção de conhecimento e de compreensão do que é trabalhar de acordo com os referenciais usados nessa monografia. Além disso, foi possível destacar a importância da contribuição de Paulo Freire para as relações entre trabalho e educação e a importância de Christophe Dejours para as relações entre trabalho e saúde.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Alves (uff.ichs.tccpsicologia@gmail.com) on 2018-08-30T16:17:18Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Augusto Cesar - ATA.pdf: 557071 bytes, checksum: c55164a3efbee34848d25c2ff159dab9 (MD5) Augusto Cesar - TCC.pdf: 221472 bytes, checksum: 80283179c997f93b06d7e2cc75ea3602 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca do Aterrado BAVR (bavr@ndc.uff.br) on 2018-09-06T13:53:21Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Augusto Cesar - ATA.pdf: 557071 bytes, checksum: c55164a3efbee34848d25c2ff159dab9 (MD5) Augusto Cesar - TCC.pdf: 221472 bytes, checksum: 80283179c997f93b06d7e2cc75ea3602 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-06T13:53:21Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Augusto Cesar - ATA.pdf: 557071 bytes, checksum: c55164a3efbee34848d25c2ff159dab9 (MD5) Augusto Cesar - TCC.pdf: 221472 bytes, checksum: 80283179c997f93b06d7e2cc75ea3602 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleTrabalho e educação: diálogos entre perspectivas da psicodinâmica do trabalho e da política de educação permanente em saúdept_BR
dc.typemonografia de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordTrabalhopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordSaúdept_BR
dc.subject.keywordSofrimentopt_BR
dc.subject.keywordPrazerpt_BR
dc.subject.keywordCooperaçãopt_BR
dc.subject.keywordReconhecimentopt_BR
dc.contributor.membersLeite, Ana Paula Todaro Taveira-
dc.contributor.membersFreire, Flávia Helena Miranda de Araújo-
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR
dc.subject.descriptorTrabalhopt_BR
dc.subject.descriptorSaúdept_BR
dc.subject.descriptorPrazerpt_BR
dc.subject.descriptorEducaçãopt_BR
dc.subject.descriptorSofrimentopt_BR
dc.subject.descriptorPsicodinâmicapt_BR
dc.subject.keywordotherWorkpt_BR
dc.subject.keywordotherEducationpt_BR
dc.subject.keywordotherHealthpt_BR
dc.subject.keywordotherSufferingpt_BR
dc.subject.keywordotherPleasurept_BR
dc.subject.keywordotherCooperationpt_BR
dc.subject.keywordotherRecognitionpt_BR
dc.description.abstractotherThis work is a bibliographical research on the relationship between work and health education, in order to establish a dialogue between work psychodynamics and the policy of permanent education in health. For this, a bibliographical survey was carried out on the subject in order to establish a dialogue between these two perspectives. The author has established relationships between the three concepts of work psychodynamics known with cooperation, recognition and discussion space with continuing education in health, explaining what is work and their relationships of suffering and pleasure according to Dejours. It was concluded that it is possible to put into dialogue these knowledge, contributing to the production of knowledge and understanding of what it is to work according to the references used in this monograph. In addition, it was possible to highlight the importance of Paulo Freire's contribution to the relationship between work and education and the importance of Christophe Dejours for the relationship between work and health.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.degree.departmentDepartamento de Psicologiapt_BR
dc.degree.date2017-12-13-
dc.degree.localVolta Redonda, RJpt_BR
dc.degree.cursoCurso de Psicologiapt_BR
dc.publisher.departmentVolta Redondapt_BR
Appears in Collections:VGS - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Augusto Cesar - ATA.pdf544.01 kBAdobe PDFView/Open
Augusto Cesar - TCC.pdf216.28 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons