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Title: Imagem corporal: análise das influências socioculturais e da autoestima
Authors: Silva, Fernanda Lopes da
metadata.dc.contributor.advisor: Cassepp-Borges, Vicente
metadata.dc.contributor.members: Meirelles, Erica de Lana
Garcia, Pauli Adriano de Almada
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: A presente monografia é um estudo sobre as influências que os fatores socioculturais e da autoestima produzem na composição e na percepção da imagem corporal. Para esse fim, o objetivo foi compreender e analisar através do SATAQ-4 como as interações sociais e culturais influenciam no desenvolvimento da imagem corporal. Além disso, as propriedades psicométricas do SATAQ-4 (Questionário de Atitudes Socioculturais em Relação à Aparência) e da Escala de autoestima de Rosenberg foram analisadas. As escalas foram aplicadas em 390 participantes com idade média de 22,66 anos (DP= 4,68). Os resultados indicaram propriedades psicométricas adequadas. O SATAQ-4 apresentou cinco fatores de influência sociocultural: três subescalas que avaliam as pressões socioculturais e duas subescalas de internalização do padrão de beleza. A Escala de Rosenberg evidenciou que a solução de um fator foi a que obteve maior ajustamento para os dados. Um modelo de regressão apontou significância entre a quantidade de autoestima e a influência da mídia (uma das dimensões medidas pelo SATAQ-4). As diferenças que foram encontradas entre homens e mulheres indicaram que as mulheres são mais influenciadas socioculturalmente e foi encontrada correlação entre a magnitude da pressão sociocultural/internalização do padrão de beleza e o nível de autoestima.
metadata.dc.description.abstractother: The present monograph is a study about the influences that sociocultural factors and self-esteem produce in the composition and perception of the body image. To that end, the objective was to understand and analyze through SATAQ-4 how social and cultural interactions influence the development of body image. In addition, the psychometric properties of the SATAQ-4 (Sociocultural Attitudes Questionnaire in Relation to Appearance) and the Rosenberg Self-esteem Scale were analyzed. The scales were applied in 390 participants with a mean age of 22.66 years (SD = 4.68). The results indicated adequate psychometric properties. SATAQ-4 presented five sociocultural influencing factors: three subscales that assess sociocultural pressures and two subscales for the internalization of the beauty pattern. The Rosenberg Scale showed that the solution of one factor was the one that obtained the greatest adjustment for the data. A regression model pointed to significance between the amount of self-esteem and the influence of the media (one of the dimensions measured by SATAQ-4). The differences that were found between men and women indicated that women are more influenced socioculturally and a correlation was found between the magnitude of sociocultural pressure / internalization of the beauty pattern and the level of self-esteem.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7374
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