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Title: Função de contato: experiências de fronteira e o transtorno do espectro do autismo
Authors: Gomes, Jacqueline Martins
metadata.dc.contributor.advisor: Alves, Priscila Pires
metadata.dc.contributor.members: Caminha, Vera Lúcia Prudência dos Santos
Faria Junior, Aydamari João
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: A Gestalt-terapia oferece recursos no trabalho com o transtorno do espectro do autismo (TEA) que favorecem o estabelecimento de interações e a compreensão dos mecanismos de contato da pessoa com TEA. O TEA é conhecido pela disfunção do neurodesenvolvimento que atinge a comunicação, o comportamento e a interação social. O conceito de contato preconizado pela Gestalt-terapia, favorece a identificação das possibilidades de funcionamento do ser existente. Assim, o presente trabalho trata do conceito de contato e suas funções, e o modo como podemos desenvolver uma compreensão do fenômeno do autismo a partir desta perspectiva. Através de um estudo de revisão bibliográfica, defende-se que através de uma avaliação processual, que leva em conta o campo fenomenológico da pessoa total através dos seus sistemas sensorial, motor e cognitivo, torna-se possível compreender as interações dinâmicas entre a pessoa e seu mundo. É importante que se ampliem e desenvolvam práticas no trabalho com o TEA a partir da Gestalt-terapia contribuindo para a melhor compreensão do autismo.
metadata.dc.description.abstractother: Gestalt-therapy offers resources in working with autism spectrum disorder (ASD) that favor the establishment of interactions and understanding of the contact mechanisms of the person with ASD. TEA is known for the dysfunction of neurodevelopment that affects communication, behavior, and social interaction. The concept of contact advocated by Gestalt-therapy, favors the identification of the possibilities of functioning of the existing being. Thus, the present work deals with the concept of contact and its functions, and how we can develop an understanding of the phenomenon of autism from this perspective. Through a bibliographic review study, it is argued that through a process evaluation, which takes into account the phenomenological field of the total person through its sensory, motor and cognitive systems, it becomes possible to understand the dynamic interactions between the person and your world. It is important to expand and develop practices in working with ASD from Gestalt-therapy contributing to a better understanding of autism.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7378
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