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Title: A disciplina positiva como alternativa aos outros modelos de educação
Authors: Santos, Mariana Cristina da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Alves, Priscila Pires
metadata.dc.contributor.members: Silva, Edneusa Lima
Gonzalez, Caroline Vieira de Campos
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Atualmente tem-se verificado famílias e escolas que utilizam a metodologia montessoriana na educação das crianças, bem como o modelo ligado a esse método, chamado disciplina positiva. A disciplina positiva é o modelo educacional que tem como objetivo formar crianças a fim de que sejam, futuramente, adultos emancipados e autoconfiantes. Em razão disso, a presente monografia tem como objetivo apresentar a disciplina positiva como uma proposta para se pensar a educação infantil. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica a respeito utilizando como fundamentação teórica, teorias pedagógicas como a montessoriana, construtivista e positivista. Em um primeiro momento, será abordada a maneira como a criança foi vista no passado, até os dias atuais, na análise de Phillippe Ariès. Em seguida, são abordadas as diferentes teorias propostas por Maria Montessori, Jean Piaget, Lev Vygotsky, Henri Wallon e Augusto Comte, explorando suas semelhanças e diferenças. O estudo finaliza-se com a investigação da disciplina positiva, entendendo como tal modelo é aplicado e quais são as consequências, a longo prazo, em estabelecer uma educação positiva.
metadata.dc.description.abstractother: Currently, families and schools that use the Montessori methodology in the education of children have been verified, as well as the model linked to this method, called positive discipline. Positive discipline is the educational model that aims to educate children so that they are, in the future, emancipated and self-confident adults. For this reason, this monograph aims to present positive discipline as a proposal to think about children's education. For that, a bibliographical review was carried out regarding theoretical theories, such as the Montessorian, constructivist and positivist theories. At first, it will be approached the way the child was seen in the past, until the present day, in the analysis of Phillippe Ariès. Then, the different theories proposed by Maria Montessori, Jean Piaget, Lev Vygotsky, Henri Wallon and Augusto Comte are explored, exploring their similarities and differences. The study ends with the investigation of positive discipline, understanding how such a model is applied and what are the long-term consequences of establishing a positive education.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7383
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