Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7395
Title: Objetos de aprendizagem: Possibilidades e dificuldades no ensino de Física
Authors: Macedo, José Victor Braga de Melo de Farias Barreto de
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Lúcia da Cruz de
metadata.dc.contributor.members: Almeida, Lúcia da Cruz de
Souza, Carlos Eduardo Rodrigues de
Mansur, Newton Luiz Pires
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Macedo, José Victor Braga de Melo de Farias Barreto de. Objetos de aprendizagem: Possibilidades e dificuldades no ensino de Física. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.
Abstract: Muitas críticas têm sido feitas às práticas educacionais atuais na Educação Básica. A ausência de abordagens metodológicas com a inserção das tecnologias de informação e comunicação (TICs) faz parte desse universo de críticas. Assim, com o propósito de contribuir para a melhoria do ensino de Física com a apresentação de um recurso computacional, investigamos teoricamente a viabilidade e as principais recomendações para a inserção das TICs como recurso didático no ensino de Física da Educação Básica. Tomando como base as possibilidades e dificuldades apontadas na bibliografia sobre o uso pedagógico de Objetos de Aprendizagem (OA), produzimos um OA para abordar a astronomia do sistema solar em consonância com o referencial teórico. Apesar do OA produzido – Sistema Solar Inteligente 2D – não ter sido utilizado com fins didáticos em aulas de Física do Ensino Médio, foi possível avaliá-lo, em duas oportunidades, junto a possíveis futuros usuários – professores e licenciandos, cujas críticas e sugestões foram importantes para o aprimorá-lo. Os resultados alcançados demonstram a pertinência do uso de OA no ensino de Física condicionada à forma de exploração nas práticas educativas.
metadata.dc.description.abstractother: Many criticisms have been made of current educational practices in Basic Education. The absence of methodological approaches with the insertion of information and communication technologies (tecnologias de informação e comunicação) (TICs) is part of this universe of criticism. Thus, with the purpose of contributing to the improvement of Physics teaching with the presentation of a computational resource, we theoretically investigated the feasibility and the main recommendations for the insertion of the TICs as didactic resource in the teaching of Physics of Basic Education. Based on the possibilities and difficulties pointed out in the bibliography on the pedagogical use of Learning Objects (Objetos de Aprendizagem) (OA), we produced an OA to approach astronomy of the solar system in accordance with the theoretical framework. Although the OA produced - Sistema Solar Inteligente 2D - was not used for didactic purposes in High School Physics classes, it was possible to evaluate it, in two opportunities, with possible future users - teachers and graduates, whose criticisms and suggestions were important to improve it. The results obtained demonstrate the pertinence of the use of OA in the teaching of Physics conditioned to the form of exploitation in the educational practices.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7395
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
José Victor Macedo.pdf1 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons