CONCENTRAÇÃO DO MERCADO DE CERVEJA NO BRASIL E A PARTICIPAÇÃO DAS MICROCERVEJARIAS
Indústria cervejeira
Cervejas artesanais
Indústria cervejeira
Concentração industrial
Industrial concentration
Brewery industry
Craft beers
Borges, Pedro Felipe Oliveira | Posted on:
2015
Abstract
A cerveja é considerada a bebida mais antiga consumida pelo homem com estudos indicando que sua produção se iniciou por volta de 8000 a.C. A bebida foi difundida lado a lado com as culturas de milho, centeio e cevada nos povos da Suméria,
Babilônia e Egito inicialmente e posteriormente por gregos e romanos. No Brasil, o surgimento do setor se deu com a chegada do produto junto com a família real portuguesa em 1808 e de outros imigrantes que então começaram a produzir em solo brasileiro. O setor cervejeiro hoje é um dos mais relevantes no país com investimentos entre 10 e 17 bilhões no período de 2010 a 2013, e responsável por 2% do PIB. O Brasil é o terceiro maior consumidor de cerveja no mundo. As cervejas artesanais no Brasil representam menos de 1% do mercado, mas com a perspectiva de representar 2% em 2023, pois mostra um grande potencial de crescimento: de 2008 a 2011 cresceu 79% em vendas e o país teve 357 registros de cervejas artesanais em 2013. Os índices CR2, CR4, HH, ET e CCI calculados para o período não refletem a desconcentração esperada para o setor, com 2 hipóteses sendo levantadas para explicar tal fato: mesmo com o incremento nas vendas, as cervejas artesanais ainda não representam uma participação
suficiente a ponto dos índices refletirem alguma desconcentração ou pelo fato de existir um movimento de compra pelas líderes de mercado.
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Concentração industrialIndústria cervejeira
Cervejas artesanais
Indústria cervejeira
Concentração industrial
Industrial concentration
Brewery industry
Craft beers