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Title: Concentração do mercado de cerveja no Brasil e a participação das microcervejarias
Authors: Borges, Pedro Felipe Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Melo, Michele Cristina Silva
metadata.dc.contributor.members: Dias, Luiz Antônio Corrêa
Araújo, Elaine Aparecida
Issue Date: 25-Aug-2015
Abstract: A cerveja é considerada a bebida mais antiga consumida pelo homem com estudos indicando que sua produção se iniciou por volta de 8000 a.C. A bebida foi difundida lado a lado com as culturas de milho, centeio e cevada nos povos da Suméria, Babilônia e Egito inicialmente e posteriormente por gregos e romanos. No Brasil, o surgimento do setor se deu com a chegada do produto junto com a família real portuguesa em 1808 e de outros imigrantes que então começaram a produzir em solo brasileiro. O setor cervejeiro hoje é um dos mais relevantes no país com investimentos entre 10 e 17 bilhões no período de 2010 a 2013, e responsável por 2% do PIB. O Brasil é o terceiro maior consumidor de cerveja no mundo. As cervejas artesanais no Brasil representam menos de 1% do mercado, mas com a perspectiva de representar 2% em 2023, pois mostra um grande potencial de crescimento: de 2008 a 2011 cresceu 79% em vendas e o país teve 357 registros de cervejas artesanais em 2013. Os índices CR2, CR4, HH, ET e CCI calculados para o período não refletem a desconcentração esperada para o setor, com 2 hipóteses sendo levantadas para explicar tal fato: mesmo com o incremento nas vendas, as cervejas artesanais ainda não representam uma participação suficiente a ponto dos índices refletirem alguma desconcentração ou pelo fato de existir um movimento de compra pelas líderes de mercado.
metadata.dc.description.abstractother: Beer has been considered the oldest drink consumed with studies indicating that its production began around 8000 b.C. The drink was widespread with corn, barley and rye cultures in Sumeria, Babylon and Egypt initially and after by greeks and romans. In Brazil, the appearance of the sector occurred with the arrival of real family from Portugal in 1808 and of others immigrants that began the production in this country. Beer industry is one of the most important sectors of this country with investments between 10 and 17 billion reais in period of 2010-2013, and is responsible for 2% of GDP. Brazil is the world’s third largest consumer. In Brazil, craft beers represents less than 1% of market with the prospect of representing 2% in 2023, because shows a big potential of growth: from 2008 to 2011 it grew 79% in sales and the country had 357 records of craft beers in 2013 . The CR2, CR4, HH, ET and CCI indexes were calculated in the period and by their calculations it was concluded that these do not reflect the expected deconcentration to the industry with two hypothesis being raised: even with the increase in sales, craft beers not represent a sufficient share about the indices reflect some deconcentration or because there is a buying movement by market leaders.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/742
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