Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7438
Title: Metodologias de ensino do curso de Ciências Contábeis aplicadas pelos docentes da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda
Authors: Corôa, Carolina dos Santos
Fernandes, Caroline de Assis
metadata.dc.contributor.advisor: Bonfim, Mariana Pereira
metadata.dc.contributor.members: Passos, Ivan Carlim
Freitas, Arlindo de Oliveira
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: A educação tem participação ativa no progresso do país, sendo assim é significativo o número de pesquisas atualmente que abordam o processo de ensino–aprendizagem. As pesquisas feitas por Vidal, Vidal e Vidal (2012), Passos e Martins (2006) em universidades de Minas Gerais e da Grande São Paulo estudam esse tema. O mesmo estudo foi promovido em Volta Redondo, com o intuito de identificar e analisar dentre os vários métodos e técnicas existentes no processo de ensino e aprendizagem, quais os professores de Contabilidade, da Universidade Federal Fluminense, conhecem e utilizam. Para isso foram consultados onze docentes. Aula expositiva seguida de exercícios permanece a técnica mais mencionada. Dentre os recursos didáticos mais utilizados estão: quadro de giz, softwares e Datashow. Trabalhos em grupos, leitura de artigos e seminários também foram bastante citados. Os docentes em sua totalidade fazem uso do método dedutivo e lógico respectivamente, ou seja, seguem do geral para o particular e quando necessário o aplicam em situações práticas. Foi expressivo o número de docentes que considera como fator de sucesso a harmonia entre conhecimentos técnicos e características comportamentais em que um complementa o outro. O trinômio proativo, participativo e interessado são princípios esperados de um bom aluno. Nas avaliações, o critério em evidência é a prova escrita. A relevância e colaboração demonstrado pelos participadores da pesquisa sugerem-se novas investigações nesse sentido, por exemplo: a comparação entre a real perspectiva do aluno e do professor, bem como a aplicação desse mesmo questionário em outras universidades.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7438
Appears in Collections:VGC - Trabalhos de Conclusão de Curso



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons