Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7467
Title: Destinos turísticos inteligentes sob a perspectiva da teoria Ator-Rede: estudo de caso da cidade do Rio de Janeiro
Authors: Monteiro, Telma Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Siqueira e Sousa, Adonai Teles de
metadata.dc.contributor.advisorco: Fornazin, Marcelo
metadata.dc.contributor.members: Lopes Júnior, Wilson Martins
Cavalheiro, Mariana Brandão
Issue Date: 18-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Monteiro, Telma Oliveira. Destinos turísticos inteligentes sob a perspectiva da Teoria Ator-Rede: estudo de caso da cidade do Rio de Janeiro. 2018. 150f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Turismo) - Programa de Pós-graduação em Turismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Abstract: Destinos turísticos inteligente são conceituados pela adoção de tecnologias para promover mudanças na gestão, preservação, infraestrutura e promoção dos destinos tradicionais, revelando-se como uma proposta de renovação do destino turístico para aumento da competitividade com a oferta de experiências inovadoras para o turista, informações relevantes para a governança e planejamento do destino e melhoria na qualidade de vida dos residentes. O conceito surge em resposta a uma nova demanda turística, que prioriza cada vez mais interação, conectividade, informação, eficiência e sustentabilidade. A presente pesquisa toma como objeto de estudo a dinâmica do processo de transformação de um destino turístico tradicional em um destino turístico inteligente, para tal, metodologicamente adota-se uma abordagem de estudo de caso, com a ótica da Teoria Ator-rede, para a realização do estudo na cidade do Rio de Janeiro, importante destino turístico mundial. A orientação da Teoria consiste em observar as ações no campo, enquanto elas estão ocorrendo, seguindo seus atores e aprendendo com eles a dinâmica da formação da rede para a produção de um relato. O resultado revelou que não estão ocorrendo ações por parte da iniciativa pública e nem das iniciativas privadas do turismo, mas sim um projeto liderado por uma instituição que incentiva o empreendedorismo de pequenas e médias empresas do setor turístico promovendo a união desses fornecedores para a promoção de um novo produto turístico na cidade, cujo processo organizacional está sendo desenvolvido a partir da adoção dos conceitos do destino turístico inteligente. A pesquisa também examinou a percepção do turista com relação à relevância das tecnologias da informação e comunicação para aprimorar a experiência turística no destino. Os resultados comprovam a importância e a adoção da tecnologia em todas as etapas da viagem, com destaque para a sua utilização no momento do planejamento da viagem. Mas comprovam também que os turistas ainda não consideram ela imprescindível para o desfrute da viagem.
metadata.dc.description.abstractother: Smart tourism destinations are conceptualized by the adoption of technologies to promote changes in management, preservation, infrastructure and promotion of traditional destinations, revealing itself as a proposal of renewal of the tourist destination to increase competitiveness with the offer of innovative experiences for the tourist, information relevant to the governance and planning of the destination and improvement in the residents' quality of life. The concept arises in response to a new tourist demand, which prioritizes more and more interaction, connectivity, information, efficiency and sustainability. The present study takes as object of study the dynamics of the process of transformation of a traditional tourist destiny into an intelligent tourist destiny, for that, methodologically it adopts a case study approach, with the viewpoint of the Theory Actor-network, for the study in the city of Rio de Janeiro, a major tourist destination in the world. The orientation of the Theory is to observe the actions in the field while they are occurring, following their actors and learning with them the dynamics of the formation of the network for the production of a story. The result showed that actions are not being taken by public initiative or private tourism initiatives, but rather a project led by an institution that encourages the entrepreneurship of small and medium-sized tourism companies by promoting the union of these suppliers for the promotion of a new tourism product in the city, whose organizational process is being developed from the adoption of the concepts of the intelligent tourist destination. The survey also examined the tourist's perception of the relevance of information and communication technologies to enhance the destination's tourism experience. The results prove the importance and adoption of the technology in all the stages of the trip, especially its use when planning the trip. But they also prove that tourists still do not consider it essential for the enjoyment of the trip.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7467
Appears in Collections:MAT - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Telma Oliveira Monteiro Dissertação.pdf2.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.