Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7479
Title: Produção acadêmica sobre jogos de empresas em ciências contábeis
Authors: Oliveira, Lana Cristina de
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Murilo Alvarenga
metadata.dc.contributor.members: Motta, Gustavo da Silva
Lacerda, Pitias Teodoro
Issue Date: 2016
Abstract: Os Jogos de Empresa são considerados como importante alternativa didática na área de Ciências Contábeis, por proporcionar aos alunos um exercício dinâmico de tomada de decisões. Contudo, pode-se indagar se estes são objeto de pesquisa em Ciências Contábeis ao redor do mundo. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo foi definido como: “Analisar a dinâmica da produção acadêmica sobre jogos de empresa em Ciências Contábeis”. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa bibliométrica sobre jogos de empresas e uma pesquisa bibliométrica sobre jogos de empresas específica na área de Ciências Contábeis no intuito de verificar a representatividade de seus registros, quando comparado com a produção total sobre o tema. Os registros utilizados na análise foram extraídos de uma base de dados internacional. Por fim, foi realizada a leitura dos trabalhos, que foram classificados quanto a abordagem ao fenômeno, com o objetivo de identificar a categoria predominante nos estudos. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. Os resultados demonstram que a pesquisa sobre jogos de empresas na área de Ciências Contábeis é ainda pouco expressiva, não apresentando autores, instituições, periódicos ou países de referência. A abordagem ao fenômeno predominante nos estudos é a Simulação Como Objeto de Pesquisa (SCOPE), com destaque para o eixo temático “ensino-aprendizagem”.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7479
Appears in Collections:VGC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lana Cristina de Oliveira.pdf1.49 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons