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Title: Mediação, leitura e inclusão social: um caminho para ação cultural na biblioteca pública: o caso das Bibliotecas Parques
Authors: Bazílio, Ana Paula Matos
metadata.dc.contributor.advisor: Nóbrega, Nanci Gonçalves da
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: A presente dissertação pretende discutir qual é o verdadeiro papel que a Biblioteca Pública exerce na potencialização da cidadania. Para isso, analisamos os pressupostos teóricos relativos: a ação cultural, leitura, mediação, política pública de cultura, inclusão social, Biblioteca Pública e Biblioteca Parque. O campo empírico do nosso trabalho é composto pelas bibliotecas: Biblioteca Pública de Niterói, Biblioteca Parque da Rocinha e Biblioteca Parque de Manguinhos. A pesquisa é de cunho qualitativo e o percurso metodológico que utilizamos foi a observação não-participante, o diário de campo e as entrevistas abertas com os profissionais atuantes nessas instituições e com a comunidade usuária. O recorte temporal de nossa pesquisa foi de agosto de 2012 a maio de 2014. Ao final da pesquisa a Biblioteca Pública de Manguinhos constituiu-se o foco principal de nossas análises. Por conta do trabalho de mediação que é desenvolvido com os seus usuários. Constatamos que as Bibliotecas Parques necessitam de um trabalho intenso de mediação de leitura para que a inclusão cultural se configure um processo de inclusão social de todos os sujeitos sem distinção.
metadata.dc.description.abstractother: This dissertation discusses what is the true role the public library plays in the potentiation of citizenship. For this, we analyze the theoretical assumptions concerning: cultural action, reading, mediation, public policy, culture, social inclusion, Public Library and Library Park. The empirical field of our work consists of the library: Public Library of Niterói, Library Park Rocinha and Library Park Manguinhos. The research is a qualitative study and methodological approach we use is participant observation, field diary and open interviews with professionals working in these institutions and the user community. The time frame of our study was from August 2012 to May 2014. At the end of the study Library Manguinhos constituted the main focus of our analysis. Because of the work of mediation that is developed to its users. We note that the Libraries Parks require an intense reading mediation for cultural inclusion would set up a process of social inclusion of all individuals without distinction.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7482
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