Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7492
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSalgado, Luciana Cardoso de Castro-
dc.contributor.authorViana, Gabriel de Sales-
dc.date.accessioned2018-09-17T13:56:51Z-
dc.date.available2018-09-17T13:56:51Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7492-
dc.description.abstractJogos são um tipo de software que possuem algumas características únicas, como jogabilidade, história, gameplay, mecânicas, usabilidade etc. Esses conceitos estão relacionados à area de Interação Humano-Computador (IHC), e podem ser estudados por ela. Entretanto, técnicas tradicionais dessa área não são adequadas para tratar o universo de jogos, por isso técnicas específicas são necessárias. Neste trabalho, a técnica de IHC Avaliação Heurística é usada para inspecionar a usabilidade de três jogos. O objetivo é investigar as diferentes interfaces e como a plataforma e o gênero, que são aspectos importantes de jogos, influenciam essa interface e consequentemente a usabilidade, através dos diferentes caminhos interativos. Durante a avaliação, são estudados como os jogos descumprem as heurísticas, como é tradicional do método escolhido, mas também são estudados como os jogos cumprem as heurísticas de forma diferenciada. Ao final, o resultado do estudo é considerado para entender algumas características dos jogos analisados, buscando explicações sobre o por quê de cada jogo ter tido o resultado que teve.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Cruz (bsi@ic.uff.br) on 2018-09-14T21:13:29Z No. of bitstreams: 1 TCC (1).pdf: 4603345 bytes, checksum: 63e42b11bed1b0b3224e26fc17c216b5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca da Escola de Engenharia (bee@ndc.uff.br) on 2018-09-17T13:56:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC (1).pdf: 4603345 bytes, checksum: 63e42b11bed1b0b3224e26fc17c216b5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-17T13:56:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC (1).pdf: 4603345 bytes, checksum: 63e42b11bed1b0b3224e26fc17c216b5 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.titleUsabilidade em jogos em diferentes plataformas e gênerospt_BR
dc.typemonografia de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordInteração humano-computadorpt_BR
dc.subject.keywordJogospt_BR
dc.subject.keywordAvaliação heurísticapt_BR
dc.contributor.membersCarvalho, Aline Marins Paes-
dc.contributor.membersTrevisan, Daniela Gorski-
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR
dc.subject.descriptorInteração homem-máquinapt_BR
dc.subject.descriptorJogo em computadorpt_BR
dc.subject.descriptorHeurísticapt_BR
dc.subject.keywordotherHuman-computer interactionpt_BR
dc.subject.keywordotherGamespt_BR
dc.subject.keywordotherHeuristic evaluationpt_BR
dc.description.abstractotherGames are a special type of software that has unique characteristics, such as playability, story, mechanics, gameplay, usability etc. These concepts are relatated to the Human-Computer Interaction (HCI) area, and may be studied by it. However, traditional techniques of this area are not adequate to aproach the game universe, and so specific techniques are needed. In this work, the HCI technique Heuristic Evaluation is used to inspect the usability of three games. The objective is to investigate the different interfaces and how platform and genre, which are important aspects of games, influence that interface and consequently the usability of the game, through the different interactive paths. During the evaluation, situations in which the games do not follow the heuristics are considered, as the chosen method requires. However, situations in which the games follow the heuristics in a different way are also considered. In the end, the results are used to understand some characteristics of the analysed games, searching for explanations on why each game had the found results.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentDepartamento da Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.date2016-12-21-
dc.degree.localNiteróipt_BR
dc.degree.cursoCurso de Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
Appears in Collections:BSI - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC (1).pdf4.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.