ALINHAMENTO DE TI AO NEGÓCIO NA PERSPECTIVA DO BALANCED SCORECARD
Alinhamento de TI
Governança de TI
Balanced scorecard
Estratégia empresarial
Balanced scorecard
Governança corporativa
Tecnologia da informação
Strategies
IT alignment
IT governance
Abstract
Ao longo dos anos, o papel da Tecnologia da Informação (TI) foi se transformando nas organizações. Através dos frameworks, modelos e metodologias de Governança de TI é possível gerenciar, controlar e utilizar a TI de modo a estimular o comportamento desejável nos usos dos recursos de TI por todos os stakeholders e a maximização do valor do negócio. Um dos objetivos e desafios da Governança de TI é promover o alinhamento estratégico entre as áreas de negócio e de TI. O alinhamento é considerado como peça fundamental na gestão empresarial para proporcionar maior integração entre as áreas e auxiliar as organizações na execução de suas estratégias e no alcance de seus objetivos. Neste trabalho abordamos os conceitos, os impactos e a importância do processo de alinhamento estratégico de TI ao negócio a fim de evidenciar como a busca constante pelo alinhamento pode resultar em um poderoso diferencial na gestão das organizações e, consequentemente no valor da TI para os negócios. Para isto, realizamos uma investigação empírica em uma das áreas da Diretoria de TI de uma grande empresa com o objetivo de avaliar e sugerir melhorias às práticas de Governança de TI da organização de forma que possa auxiliá-la a tornar o alinhamento de TI um processo sólido e estabilizado. Como base para esse levantamento é usado o Balanced Scorecard a fim de analisar sua aplicabilidade como ferramenta de apoio ao alinhamento estratégico
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
EstratégiaAlinhamento de TI
Governança de TI
Balanced scorecard
Estratégia empresarial
Balanced scorecard
Governança corporativa
Tecnologia da informação
Strategies
IT alignment
IT governance