Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7494
Title: Alinhamento de TI ao negócio na perspectiva do balanced scorecard
Authors: Almeida, Maria Clara Guimarães de
Jorge, Rodrigo Lima de Araújo
metadata.dc.contributor.advisor: Salgado, Luciana Cardoso de Castro
metadata.dc.contributor.members: Costa, Leonardo Cruz da
Monteiro, Rodrigo Salvador
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Ao longo dos anos, o papel da Tecnologia da Informação (TI) foi se transformando nas organizações. Através dos frameworks, modelos e metodologias de Governança de TI é possível gerenciar, controlar e utilizar a TI de modo a estimular o comportamento desejável nos usos dos recursos de TI por todos os stakeholders e a maximização do valor do negócio. Um dos objetivos e desafios da Governança de TI é promover o alinhamento estratégico entre as áreas de negócio e de TI. O alinhamento é considerado como peça fundamental na gestão empresarial para proporcionar maior integração entre as áreas e auxiliar as organizações na execução de suas estratégias e no alcance de seus objetivos. Neste trabalho abordamos os conceitos, os impactos e a importância do processo de alinhamento estratégico de TI ao negócio a fim de evidenciar como a busca constante pelo alinhamento pode resultar em um poderoso diferencial na gestão das organizações e, consequentemente no valor da TI para os negócios. Para isto, realizamos uma investigação empírica em uma das áreas da Diretoria de TI de uma grande empresa com o objetivo de avaliar e sugerir melhorias às práticas de Governança de TI da organização de forma que possa auxiliá-la a tornar o alinhamento de TI um processo sólido e estabilizado. Como base para esse levantamento é usado o Balanced Scorecard a fim de analisar sua aplicabilidade como ferramenta de apoio ao alinhamento estratégico.
metadata.dc.description.abstractother: Over the years, the role of information technology (IT) was turning in organizations. Through frameworks, models and methodologies for IT Governance can manage, control and use IT to encourage desirable behavior in the use of IT resources by all stakeholders and maximizing business value. One of the IT governance objectives and challenges is to promote the strategic alignment between business areas and IT. Alignment is considered as an essential piece in business management to provide greater integration between areas and assist organizations in implementing its strategies and achieve its objectives. In this paper we address the concepts, the impact and the importance of strategic alignment of IT to the business in order to show how the constant search for alignment can result in a powerful difference in the management of organizations and consequently the value of IT to the business. For this, we conducted an empirical investigation in one of the areas of IT Directorship of a large company in order to evaluate and suggest improvements to IT governance practices of the organization so that it can help her make the IT alignment a process solid and stabilized. As a basis for this survey is used the Balanced Scorecard to analyze their applicability to support the strategic alignment tool.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7494
Appears in Collections:BSI - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Alinhamento de TI ao Negócio VF (1).pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.