Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7513
Title: Um análise de concepções errôneas nos livros texto de Física do Ensino Médio adotados pelo MEC para o ano de 2015
Authors: Silva, Moacyr Petra da
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, José Antônio e
metadata.dc.contributor.members: Souza, José Antônio e
Costa, Éden Vieira
Mansur, Newton Luiz Pires
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Silva, Moacyr Petra da. Um análise de concepções errôneas nos livros texto de física do ensino médio adotados pelo MEC para o ano de 2015. 2018. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)-Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.
Abstract: Este trabalho tem por finalidade apresentar erros que persistem em aparecer em alguns livros didáticos de Física para o Ensino Médio. Em particular, focamos numa análise dos livros didáticos aprovados pelo MEC para o triênio de 2012 a 2015. A análise foi feita por amostragem. De um total de dez títulos, analisamos duas coleções, a saber, Física, de Newton Villas Boas, Ricardo Helou Doca, Gualter José Biscuola e Física – Ciência e Tecnologia, de Carlos Magno A. Torres, Nicolau Gilberto Ferraro e Paulo Antonio de Toledo Soares, cada uma contendo três volumes, abrangendo o conteúdo de Física básica para o Ensino Médio, e aprovadas pelo PNLD (2012). A metodologia utilizada é a mesma usada pelo MEC, sendo que nos concentramos na análise dos conceitos e definições, que muitas vezes são mal interpretados. Estas más interpretações continuam se propagando até mesmo nos meios universitários. A fundamentação teórica é baseada nas referências no término deste trabalho. Ao final faremos uma discussão visando descobrir se os livros didáticos pesquisados contêm ou não informações, capazes de conduzirem à aprendizagem de conceitos distorcidos, podendo ou não estes textos serem usados por alunos oriundos, na sua maioria, de famílias de baixo poder aquisitivo não justifica serem de má qualidade.
metadata.dc.description.abstractother: Este trabajo tiene como objetivo mostrar los errores que persisten em algunos libros de texto aparecen en Física de La Escuela Secundaria . En particular, nos centramos em el análisis de los libros de texto aprobados por el MEC para El trienio 2012-2014. El análisis se realizó por muestreo . Un total de diez títulos , analizamos dos colecciones , a saber , la física , Newton Villas Boas, Ricardo Helou Dock, José Gualter Biscuola y Física - Ciencia y Tecnología, Carlomagno A. Torres, Nicolás Ferraro Gilberto y Antonio Paulo Soares de Toledo , cada uno com tres volúmenes que cubren los contenidos de Física Básica de La Educación Secundaria y aprobado por PNLD ( 2012). La metodología utilizada es la misma utilizada por el MEC , con especial atención en el análisis de conceptos y definiciones, que a menudo son mal interpretados . Estas malas interpretaciones continúan extendiendo incluso em el mundo académico. El marco teórico se basa em las referencias al final de este trabajo. Al final vamos a discutir el análisis de si los libros de texto encuestados contienen información o no, capaces de conducir a conceptos distorsionados de aprendizaje , que pudiendo o no estos textos ser usados por alumnos oriundos, en su mayoría, de familias de bajo poder el comprador no justifica ser de mala calidad,buscando , em lo posible , tener em cuenta la realidad socioeconómica de los estudiantes.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7513
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Moacyr Petra da Silva.pdf4.7 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons