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Title: Formação continuada e educação a distância (EAD) : aperfeiçoamento das competências e habilidades dos bibliotecários
Authors: Curi, Cláudia Maria Gomes
metadata.dc.contributor.advisor: Rodrigues, Mara Eliane Fonseca
metadata.dc.contributor.advisorco: Lück, Esther Hermes
metadata.dc.contributor.members: Russo, Mariza
Marcondes, Carlos Henrique
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O presente estudo pretende contribuir para a compreensão da importância da formação continuada para o exercício da prática profissional do bibliotecário. A literatura evidencia a necessidade do bibliotecário buscar educação continuada para aumentar seu conhecimento, atualização ou por imposição do mercado de trabalho. Nossa pesquisa versa sobre o bibliotecário que atua na universidade pública, tendo como campo empírico a Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Supondo que seja de grande importância para o bibliotecário a formação continuada, investigamos se esses profissionais estão engajados na busca do aperfeiçoamento profissional. Tem como objetivo central: verificar de que modo o bibliotecário se esforça para aperfeiçoar suas competências e habilidades, bem como, levantar na literatura os estudos existentes sobre formação continuada. Estabelecer a formação continuada como meio para o desenvolvimento de sua profissionalidade e verificar em que medida os bibliotecários buscam a formação continuada nas modalidades presencial e a distância, com destaque para a modalidade a distância. Pelo panorama descrito nesta pesquisa, concluímos que os bibliotecários da SDC/UFF julgam ser de grande importância a formação continuada e estão engajados na busca do seu aperfeiçoamento profissional. Veem, portanto, na EAD uma modalidade facilitadora para a construção própria, autônoma e flexível de um projeto de educação permanente que promova a sua profissionalidade. A pesquisa coloca em evidência a necessidade de serem oferecidas mais oportunidades para que os profissionais possam efetuar um plano para a sua educação continuada que atenda às necessidades da instituição, ao mesmo tempo em que abarque o interesse e as aptidões pessoais. Tão necessário quanto urgente, é o estabelecimento de uma política de formação continuada dos profissionais da informação pela SDC, já em discussão, para que se possa ter um instrumento claro, democrático e objetivo de negociação com a administração da Universidade e, assim, colocar uma perspectiva mais alvissareira, para que a construção da profissionalidade dos bibliotecários na instituição, seja ao mesmo tempo produtiva para a UFF, bem como uma conquista significativa para o bibliotecário.
metadata.dc.description.abstractother: This study aims to contribute to the understanding of the importance of continuing education for the exercise of professional librarian practice. The literature highlights the need librarian seek continuing education to increase their knowledge, update or imposition of the labor market. Our research deals with the librarian who works in the public university, with the empirical field the Office of Documentation of the Federal Fluminense University (UFF). Assuming it to be of great importance to the librarian continuing education, we investigated whether these professionals are engaged in the pursuit of professional development. Its central goal: to verify how the librarian strives to perfect their skills and abilities as well, raising the literature existing studies on continuing education. Establish continuing education as a means to develop their professionalism and check the extent to which librarians seek continuing education in the classroom and distance modalities, especially the distance mode. With the panorama described in this study, we conclude that librarians SDC/UFF believe to be of great importance to continuing education and are engaged in the pursuit of their professional development. See, therefore, in the EAD an enabling mode for itself, autonomous and flexible construction of a permanent education project that promotes their professionalism. The research highlights the need to be offered more opportunities for professionals to make a plan for their continuing education that meets the needs of the institution, while encompassing the interests and personal skills. As necessary as urgent, is the establishment of a continuing training policy of information professionals by SDC, already under discussion, so that we can have a clear, objective and democratic instrument of negotiation with the administration of the University and thus put a view more auspicious for the construction of the professionalism of librarians in the institution, is both productive time for UFF and a significant achievement for the librarian.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7534
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