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Title: Do pó do livro aos bytes da informação: o discurso circulante nos canais informais profissionais na Internet
Authors: Araujo, Rodolfo Targino
metadata.dc.contributor.advisor: Freitas, Lídia Silva de
metadata.dc.contributor.members: Lima, Marcia Heloisa Tavares de Figueredo
Souza, Tania Conceição Clemente de
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Esta pesquisa tem como objeto os discursos dos profissionais da informação circulantes nos canais informais profissionais na Internet. O objetivo geral da pesquisa é conhecer as relações de força que constituem os discursos das representações sobre o profissional da informação nos canais informais de comunicação profissional na Internet. A questão que norteou a pesquisa foi: como se dão e se textualizam os discursos das representações sobre o profissional da informação nos canais informais de comunicação profissional na Internet? Para responder essa questão traçamos como objetivos específicos: compreender as conjunturas históricas e os possíveis campos de disputa existente sobre a identidade do profissional da informação; compreender os fundamentos teóricos e metodológicos da Análise de Discurso de Linha Francesa; identificar blogs, websites e redes sociais na Internet dedicados aos objetos informacionais e seus campos profissionais; evidenciar as estratégias discursivas e redes de sentido nos discursos das representações sobre o profissional da informação no universo dos canais informais de comunicação profissional na Internet. Metodologicamente, utilizamos, diante dos objetivos delimitados: os fundamentos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso de Linha Francesa; o levantamento e mapeamento de canais informais de comunicação profissional na Internet e a análise das Sequências Discursivas Autônomas selecionadas. Como base teórica, utilizamos as literaturas das áreas de Biblioteconomia, Ciência da Informação, Comunicação Social e Documentação. Encontramos como resultados, em linhas gerais, redes de sentidos, gestos interpretativos e representações imaginárias calcados na crença na imaterialidade, na “assepsia” da informação, na necessidade de “superação do passado” e das atividades tradicionais da área, na abordagem individualista de marketing pessoal, na ideia futurista profissional e no imaginário de cientificidade da Ciência da Informação.
metadata.dc.description.abstractother: This research was focused on the speeches of the professional informal channels of communication on the Internet. The overall goal of the research is to understand the power relations that constitute the discourses of representations of the information professional in informal channels of professional communication on the Internet. The question that guided the research was: how do the speeches of the representations about the information Professional on the informal channels of professional communication on the Internet are developed? To answer this question we set the following particular goals: understanding the historical situations and the possible existing fields of dispute about the identity of the information professional; understand the theoretical and methodological foundations of French Discourse Analysis; identify blogs, websites and social networking sites dedicated to information objects and their professional fields; highlight the discursive strategies and networks of meaning in the speeches of representations about the information professional in the informal channels’s world of professional communication on the Internet. Methodologically, we used, according to the defined objectives: the theoretical and methodological foundations of French Discourse Analysis; the surveying and mapping of informal channels of professional communication on the Internet and the analysis of Sequences Discursive Autonomous. As a theoretical basis, we based ourselves on the literature of library areas, Information Science, Media and Documentation. As a result, in general, we could find networks of meaning, interpretative gestures and imaginary representations rooted in the belief in the immateriality, the "sterilization" of information, the need for "overcoming the past" and the traditional activities of the area, in the individualistic approach of the personal marketing, in the futuristic view and in the imaginary scientificity of Information Science.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7541
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