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Title: Impactos das redes sociais na assimetria informacional das empresas do ISE
Authors: Santos, Sabrina Ramos
metadata.dc.contributor.advisor: Bonfim, Mariana Pereira
metadata.dc.contributor.members: Oliveira, Selma Regina Martins
Damaso, José Cláudio Garcia
Keywords: Ciências Contábeis
Issue Date: 2017
Abstract: As informações divulgadas através das redes sociais possuem a capacidade de influenciar na tomada de decisão dos investidores. Posto isso, essa pesquisa busca investigar se o uso das mídias sociais reduz a assimetria informacional entre companhias e investidores. Para tal, utilizou-se uma amostra de 29 empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, no ano de 2016/2017. Utilizou-se este índice, pois este estudo buscou obter um enfoque no tema sustentabilidade. Os dados foram coletados de maneira manual e individual, dividida em dois momentos: primeiro coletou-se as informações presentes nas demonstrações financeiras e nível de governança, e em segundo reuniu-se informações presentes nas mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube) das empresas, dividindo-as em oficial e não oficial. Os resultados obtidos não apresentaram significância estatística, mas analisando-se somente o sinal da variável, evidencia-se que somente as mídias não oficiais Twitter, YouTube e Instagram são capazes de reduzir a assimetria informacional das empresas.
metadata.dc.description.abstractother: The informations reported through social network can influence investor's decision-making. This, research investigates if the use of social networks reduces the informational asimetry between companies and investors. To do so, it was used a sample of 29 companies listed on B3's Business Sustainability Index, on the years of 2016/2017. That index was used because this research tried to get an approach on the theme sustainability. The data was collected manual and individual, divided in two moments: first was collected the information presented on the financial statements and level of governance. On the second moment, it was fathered information presented on the social networks (Facebook, Instagram, Twitter and YouTube) of the companies, dividing them on official and non-official. The results obtained didn't presented statistical significance, but analyzing only the variable's sign, it was evidenced that only non-official medias Twitter, YouTube and Instagram are capable of reduce de informational asimetry of the companies.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7548
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