Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7550
Title: Estudo da utilização de metodologias ativas no curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense (Instituto de Ciências Humanas e Sociais – Volta Redonda)
Authors: Pires, Sarah Rimoli
Lemos, Thaís da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Meirelles Junior, Julio Candido de
metadata.dc.contributor.members: Leite, Clemente Gozaga
Silva, André Cantareli da
Keywords: Ciências Contábeis
Issue Date: 2018
Abstract: Uma reformulação na educação tem sido discutida por profissionais de diferentes áreas. Aproximar o saber do professor e do aluno se tornou uma tarefa necessária na sociedade acadêmica contemporânea. Neste sentido as metodologias ativas de ensino ocupam um papel central na educação com a proposta de centralizar o núcleo de aprendizagem no binômio docente-discente, discernindo, assim, da proposta tradicional de ensino. O objetivo deste estudo é verificar a utilização de metodologias ativas no curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense (Instituto De Ciências Humanas e Sociais – Volta Redonda) e a relevância do uso dessas metodologias para a aprendizagem dos alunos. O estudo foi realizado no 1º semestre do ano de 2018 com alunos de vários períodos do curso de Ciências Contábeis que responderam formulário avaliativo sobre o uso e a relevância de diversas metodologias (ativas e tradicionais). Os resultados foram submetidos ao teste t de Student. Os resultados mostraram que o uso de metodologias ativas é relevante no processo de aprendizagem assim como algumas metodologias classificadas como tradicionais.
metadata.dc.description.abstractother: A reformulation in education has been discussed by professionals from different areas. Bringing together the knowledge of the teacher and the student has become a necessary task in contemporary academic society. In this sense, active teaching methodologies play a central role in education with the proposal of centralizing the learning nucleus in the teacher-student binomial, thus discerning the traditional teaching proposal. The objective of this study is to verify the use of active methodologies in the undergraduate course in Accounting Sciences of the Fluminense Federal University (Institute of Human and Social Sciences - Volta Redonda) and the relevance of the use of these methodologies for student learning. The study was conducted in the year 2018 with students from various periods of the Accounting Sciences course who answered an evaluation form about the use and relevance of several methodologies (active and traditional). The results were submitted to Student's t-test. The results showed that the use of active methodologies is relevant in the learning process as well as some methodologies classified as traditional.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7550
Appears in Collections:VGC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sarah Rimoli Pires - Thaís da Silva Lemos.pdf556.31 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons