Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/757
Title: Características diferenciais entre cruzeiros populares no Brasil e cruzeiros de luxo
Authors: Silva, Cíntia Letícia Fernandes da
metadata.dc.contributor.advisor: Edra, Fátima Priscila Morela
metadata.dc.contributor.members: Dantas, José Carlos de Souza
Silva, Frederico Cascardo Alexandre e
Issue Date: 8-Sep-2015
Abstract: Os cruzeiros são uma atividade turística que vem apresentando crescimento significativo a cada ano, inclusive no Brasil, que até a temporada de 2010 / 2011 ocupava a quinta posição em relação à origem dos passageiros. Embora seja um segmento de significativo valor social e econômico, ainda existem poucos estudos aprofundados sobre o assunto. São comercializadas atualmente (2012) diversas opções de cruzeiros, porém as que apresentam as características mais opostas são os cruzeiros populares e os cruzeiros de luxo. Por isso a relevância para os profissionais em compreender o perfil de cada uma delas e a que público se destinam. Dessa forma, o presente trabalho objetiva apresentar os cruzeiros marítimos, desde seu início, utilizando dados e fatos históricos; mostrar a atual situação da atividade no mundo, principalmente no Brasil; identificar quais são as principais companhias que navegam pelo litoral brasileiro com suas características e compará-las às companhias de luxo comercializadas no Brasil. Por fim, busca identificar o principal fator que vai influenciar a escolha entre um tipo de companhia ou outro e o que pode estar interferindo no resultado. Tal pesquisa identificou que o principal fator é o perfil do cruzeirista, e que o agente de viagem pode interferir muito nessa escolha.
metadata.dc.description.abstractother: Cruises are a tourist activity that has been showing significant growth every year, including in Brazil, a country which, up to the 2010 / 2011 season, was ranked fifth in relation to the passengers’ origin. Despite being a segment of such social and economic value, there are still few extensive studies about the subject. Several options of cruises are marketed nowadays (2012) but the ones which shows the most opposite characteristics are the popular cruises and the luxury ones. That is why it is relevant for the fields’ professionals to understand their profiles and their audience. Therefore, this study intends to introduce the sea cruises, from their beginning, using historical data and facts; show the present status of this activity in the world, mainly in Brazil; identify the main companies which sail on Brazil’s coast with their characteristics and compare them to the luxury companies marketed in Brazil. Finally, this study aims to identify the main factor that influences the choice between one kind of company or another, and what might be interfering in the outcome. This research identified the cruiser profile as the main factor and that the travel agent can interfere a lot in the choise.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/757
Appears in Collections:SGT - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
190 - Cintia Leticia da Silva.pdf1.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.