Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/758
Title: Turismo pedagógico em escolas públicas: uma atividade ao auxílio da educação
Authors: Fonseca, Yasmin Rodrigues de Sá
metadata.dc.contributor.advisor: Fonseca Filho, Ari da Silva
metadata.dc.contributor.members: Guimarães, Valéria Lima
Moraes, Claudia Corrêa de Almeida
Issue Date: 2014
Abstract: O presente trabalho foi elaborado com intuito de compreender em que medida o Turismo Pedagógico inserido na Educação Básica da rede pública de ensino pode contribuir para a aprendizagem das disciplinas tradicionais do currículo escolar. Com isso, o objetivo geral deste estudo foi analisar as possíveis contribuições do Turismo Pedagógico no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos tradicionais das disciplinas do currículo da Educação Básica da rede pública de ensino. A partir do objetivo geral, foram definidos como objetivos específicos: Analisar a relação entre Turismo e educação, com vistas a delimitar o Turismo Pedagógico na Educação Básica. E também, levantar práticas de Turismo em escolas públicas bem como discutir as contribuições que o Turismo Pedagógico pode trazer ao processo educativo. E por fim, Identificar as possíveis contribuições que as atividades de Turismo Pedagógico acrescentaram no desenvolvimento escolar dos alunos. A metodologia deste estudo consistiu em um levantamento bibliográfico a respeito da relação de Turismo e Educação, com delimitações no Turismo Pedagógico. E após o levantamento de informações, foi realizada uma análise sobre o caso de Turismo Pedagógico do Colégio Estadual Guilherme Briggs. Para obter informações mais detalhas foram elaboradas duas técnicas de pesquisa: a realização de um grupo focal com alunos participantes da atividade e uma entrevista semiestruturada com a professora idealizadora da atividade. Por fim, tal análise nos permitiu identificar as contribuições trazidas pelo Turismo Pedagógico quando inserido no projeto político pedagógico de uma escola pública.
metadata.dc.description.abstractother: The present study was elaborated with the intent of comprehending to which extent Pedagogical Tourism while inserted in the basic education of public schools can contribute to the learning of traditional subjects of the school curriculum. Hence, the general objective of this study was to analyze the possible contributions of Pedagogical Tourism in the teaching-learning process of the traditional content in the basic education curriculum of public schools. From the general objective, the specific objectives were defined: analyze the relation between tourism and education, with a view to delimit Pedagogical Tourism in Basic Education; survey tourism practices in public schools as well as discussing the contributions that Pedagogical Tourism can bring to the educational process; identify the possible contributions that the actions of Pedagogical Tourism added to the school development of the students. The methodology of this study consisted in a bibliographical survey about the relation between Tourism and Education, with delimitations in Pedagogical Tourism. After gathering information, an analysis was made regarding the case of Pedagogical Tourism in the Guilherme Briggs State School. To obtain more detailed information two research techniques were elaborated: the conducting of a focus group with the students that participated in the activities and a semi-structured interview with the teacher that idealized the activity. Finally, that analysis allowed us to identify the contributions brought by Pedagogical Tourism when inserted in the political project of a public school.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/758
Appears in Collections:SGT - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
302 - Yasmin Fonseca.pdf790.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.