Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7595
Title: Consumo consciente entre os universitários do curso de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense, campus Volta Redonda/RJ
Authors: Faria, Jéssica Anástacio Rabello
metadata.dc.contributor.advisor: Conejero, Marco Antonio
metadata.dc.contributor.members: Thielmann, Ricardo
Batista, Angelita Pereira
Issue Date: 2018
Abstract: O consumo em demasia por parte das pessoas se faz presente devido à grande variedade de produtos e serviços ofertados e ao marketing praticado pelas empresas. Ao mesmo tempo, muitas pessoas ainda não têm ciência do quanto a sua forma de consumo pode impactar o meio ambiente e a sociedade. Portanto, faz-se necessário educar e conscientizar o consumidor, mostrando como ele pode utilizar o seu poder de escolha de forma positiva e responsável. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o perfil e o comportamento de consumo dos alunos de graduação dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense, em Volta Redonda, e verificar se exerce alguma influência nos resultados da pesquisa o fato do aluno ter cursado a disciplina VAD 00173 - Responsabilidade Social e Corporativa I. Como objetivo secundário, o trabalho também visa propor recomendações aos docentes da UFF para discutir a temática em “sala de aula”. Para tanto, utilizou-se o método do levantamento de dados (survey), aplicando um questionário elaborado pelo Instituto Akatu a uma amostra por conveniência de 100 alunos, igualmente distribuída entre aqueles que cursaram ou não a disciplina VAD 00173. A pesquisa apontou que, dentre os alunos que não cursaram a referida disciplina, o perfil predominante é o “Indiferente”, enquanto que entre aqueles que cursaram, é o “Iniciante”. Por outro lado, os alunos que não cursaram a disciplina apresentam um melhor resultado no perfil “Engajado” do que os alunos da disciplina VAD 00173 no mesmo perfil, o que pode sugerir que estes alunos talvez tenham outros tipos de influência como valores da família e/ou experiência prévia com educação ambiental. Mesmo assim, os resultados obtidos também permitem sugerir o impacto positivo da educação ambiental e para sustentabilidade em direção ao consumo consciente.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7595
Appears in Collections:VGD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JESSICA ANASTACIO RABELLO FARIA.pdf954.1 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons