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DEMANDA DE PÚBLICO DO FUTEBOL BRASILEIRO NOS ESTÁDIOS PÓS COPA DO MUNDO FIFA 2014
Gestão esportiva
Torcedores
Método dos mínimos quadrados
Copas do mundo (Futebol)
Futebol
Torcedor de futebol
Federação Internacional de Futebol Associado
Gestão
Soccer’s demand
Sports management
Supporters
Ordinary least squares
Abstract
Para melhorar a gestão esportiva do futebol brasileiro, este artigo visa estudar quais foram os fatores impactantes na demanda de futebol do Campeonato Brasileiro da Série A de 2015 nos estádios, utilizando-se de um cenário pós-Copa do Mundo Fifa 2014, realizada no Brasil. Apesar de um aumento na ocupação dos estádios após reforma e construção de novas arenas, o estudo se mostra importante haja visto um declínio linear na média de público histórica desta competição. Para tal, diversos dados foram coletados e estudados. A análise foi feita com dados das 380 partidas feitas em 2015. Para estimar uma equação de demanda, utilizou-se o método dos mínimos quadrados em conjunto com a regressão múltipla. O modelo teve como variável de saída o público presente nos estádios. Para as previsoras, contou com um agrupamento de fatores. Constatou-se que alguns fatores influenciaram positivamente e outros negativamente na previsão da demanda, como: a capacidade dos estádios e horário das partidas. O presente artigo por fim demonstra a viabilidade do estudo e sugere a extensão do mesmo a partir de novas variáveis, a fim de aprimorar a acurácia dos estudos sobre demanda de futebol no Brasil
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Demanda por futebolGestão esportiva
Torcedores
Método dos mínimos quadrados
Copas do mundo (Futebol)
Futebol
Torcedor de futebol
Federação Internacional de Futebol Associado
Gestão
Soccer’s demand
Sports management
Supporters
Ordinary least squares
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