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Title: Um estudo sobre os programas sócio torcedor no Brasil: uma análise comparativa entre clubes de referência e o Volta Redonda Futebol Clube
Authors: Leal, Guilherme da Silva
Furin, Lucas Martins
Bougleux, Paulo André Vieira
metadata.dc.contributor.advisor: Conejero, Marco Antonio
metadata.dc.contributor.members: Jacome, Paulo André Dias
Abdalla, Marcio Moutinho
Issue Date: 2016
Abstract: Desde o final da primeira década dos anos 2000 os clubes de futebol vêm investindo nos Programas Sócio Torcedor com a finalidade de criar um relacionamento mais produtivo e duradouro com seus torcedores, obtendo dessa forma ganhos financeiros. O estudo se propõe a comparar os Programas Sócio Torcedor de Corinthians, Palmeiras, Internacional, São Paulo, Grêmio, Cruzeiro, Flamengo, Atlético Mineiro e Santos, que são considerados referência, e verificar à luz dessa experiência como pode ser melhorado o Programa “Todos pelo Voltaço” do Volta Redonda Futebol Clube. Para tanto, é realizada uma revisão bibliográfica, com objetivo de entender os principais conceitos relacionados à Gestão do Esporte, Marketing Esportivo, Marketing de Relacionamento e CRM (Customer Relationship Management), e uma pesquisa documental, com a finalidade de levantar dados secundários, sobre o funcionamento dos Programas Sócio Torcedor em destaque. Posteriormente, é realizada uma análise comparativa, que demonstra que não há nenhum indício da utilização do modelo CRM na elaboração e manutenção dos Programas Sócio Torcedor. É realizado também um estudo de caso junto ao Voltaço, que corrobora a afirmação acima, e coloca em “xeque” o sucesso do programa.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7633
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