Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7640
Title: Análise bibliométrica da produção literária sobre massive open online course com base na educação a distância e aprendizagem significativa
Authors: Oliveira, Jéssica Carolina Gaspar de
Silva, Livia Ferreira da
metadata.dc.contributor.advisor: Thielmann, Ricardo
metadata.dc.contributor.members: Conejero, Marco Antonio
Rodrigues, Luiz Carlos
Issue Date: 2016
Abstract: O presente artigo retrata uma análise bibliométrica de trabalhos publicados que abordam os temas “massive open online course - MOOC”, “educação a distância” e “aprendizagem significativa”, partindo do pressuposto literário e examinando a proporção que os temas abordados estão assumindo na atualidade. O trabalho irá identificar, por meio da metodologia do Research Profiling, uma abordagem quantitativa dos dados visando à difusão dos temas em questão, os quais serão apurados estatisticamente. Desta forma, foram realizadas coletas de dados na base Web of science, onde as informações obtidas receberam tratamento com o auxílio de softwares. Com isso, percebeu-se que os temas ganharam espaço com o passar dos anos e que é de vital importância uma maior divulgação e conhecimento dos mesmos tendo em vista a procura por novas opções de aprendizagem do presente.
metadata.dc.description.abstractother: This paper is about a bibliometric analysis on published works which address the issues "massive open online course - MOOC", "distance education" and "meaningful learning", based on the literary assumption and examining the proportion that they have been taking. The paper will identify by the Research Profiling methodology a quantitative data approach aimed at dissemination of the issues involved through a quantitative approach, the spread of the issues involved, which will be calculated statistically. Thus, data collections were carried out on the base Web of science where the information obtained was analyzed with the aid of a software. Thereat, it is clear that the issues gained ground over the years and that it is vitally important greater awareness and knowledge of them in view of the demand for new learning options of the present.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7640
Appears in Collections:VGD - Trabalhos de Conclusão de Curso



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons