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Title: A síndrome do impostor e sua relação com a docência: um estudo com as professoras de Ciências Contábeis e Administração
Authors: Ferreira, Eduardo Cotrim
Alves, Mariana Azevedo
metadata.dc.contributor.advisor: Bonfim, Mariana Pereira
metadata.dc.contributor.members: Oliveira, Selma Regina Martins
Souza, Tamires Moreira de
Issue Date: 2018
Abstract: Este trabalho teve como objetivo verificar se as professoras de Ciências Contábeis Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF) da cidade de Volta Redonda/RJ são acometidas pela Síndrome do Impostor, além de analisar qual é a relação entre a presença da síndrome e o seu nível de sucesso. Para obter os resultados, 9 professoras, das quais 8 responderam, receberam eletronicamente questionário denominado escala CIPS, no qual poderiam responder opções que estavam entre “não é de todo verdade” e “muito verdadeiro”. Após a análise dos dados, chegou-se à conclusão de que a maior parte das professoras apresentava nível baixo e moderado do indicativo de Síndrome, contrariando a literatura internacional, que apontava no sentido de que mulheres, teoricamente de sucesso, estariam mais propensas a desenvolver a Síndrome em ambientes majoritariamente masculinos. Desta maneira, concluiu-se que o resultado encontrado pode ser fruto das mudanças ocorridas ao longo do tempo, uma vez que há uma distância temporal muito grande entre os estudos pioneiros e o presente artigo. Além disso, supôs-se que questões como a auto percepção das respondentes com relação ao seu próprio nível de sucesso também podem ter influenciado no resultado encontrado.
metadata.dc.description.abstractother: The purpose of this paper was to observe and test if the female teachers of the Accounting, Business and Administration programs at the Fluminense Federal University (UFF), campus Volta Redonda/RJ, are affected by the Impostor Syndrome, and also to verify the correlation between the existence of the syndrome and its level of success. In order to obtain the results, 9 teachers, of whom 8 replied, received by e-mail an electronic survey called the CIPS (Clance Impostor Phenomenon Scale), in which they could choose varied options between “not at all true” and “very true”. After the data analysis, it was possible to conclude that the majority of the female professors presented a low to moderate level of the syndrome, the opposite of what was found in the international literature, which, on the other hand, indicates that theoretically successful women would be more likely to develop the syndrome in predominantly male environments. The conclusion is, therefore, that the result obtained from the research could have been derived from changes that have occurred over time, since there is a great temporal distance between the pioneering studies and this present article. In addition, it was assumed that issues (topics) such as the participants’ self-perception, that is, regarding their own level of success, might also have influenced the end result.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7660
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