AVALIAÇÃO DE COMPÓSITOS RESTAURADORES FOTOATIVÁVEIS SUBMETIDOS À SIMULAÇÃO CLÍNICA EM DIFERENTES MEIOS DE IMERSÃO E PROFUNDIDADES
Partículas de carga
Grau de conversão
Material dentário
Teste de material
Restauração dentária
Solubilidade
Light-cured resin composites
Filler particles
Degree of conversion
Gonçalves, Luana | Posted on:
2009
Abstract
O objetivo desta pesquisa foi avaliar os fenômenos de absorção e de solubilidade de um compósito nanoparticulado (Filtek Z350 3M) e um compósito híbrido (Filtek P60 3M) em diferentes meios de imersão e profundidade, avaliar o grau de conversão dos compósitos utilizados e avaliar a ação dos diferentes meios na degradação superficial dos compósitos. Para confecção do modelo experimental utilizou-se uma raiz de incisivo central bovino, onde foi confeccionada uma cavidade cilíndrica com 5mm de diâmetro e 8mm de profundidade. Esta cavidade foi preenchida com incrementos de 1mm do compósito, fotoativados por 20 segundos com irradiância de 650mW/cm2. Os cilindros de resina foram seccionados transversalmente em discos com 1mm de espessura até a profundidade de 5 mm. Os discos de cada compósito foram divididos em 15 grupos (n=5) de acordo como a profundidade (1, 2, 3, 4 e 5 mm) e o meio de imersão (água destilada, saliva artificial (ph neutro) e ácido lático (0,01 Molar). As análises de absorção e solubilidade foram realizadas com base na norma ISO 4049, a ação dos meios na superfície dos compósitos foi analisada através da microscopia eletrônica de varredura e o grau de conversão monomérica foi avaliado através de espectroscopia infravermelha com transformada de Fourier (FTIR). Os dados de absorção e solubilidade foram submetidos separadamente à análise de variância de três fatores e ao teste deTukey HSD (α= 0,05). Foram feitas análises de regressão linear para avaliar a correlação entre absorção e profundidade e solubilidade e profundidade. Os resultados obtidos para o grau de conversão foram analisados através do teste t-Student (α= 0,05). O compósito Z350 apresentou maior absorção e solubilidade do que o P60. A imersão em ácido lático gerou os maiores valores para ambos os fenômenos. Os maiores valores de absorção e de solubilidade para os dois compósitos foram encontrados na profundidade de 5mm (profundidade mais afastada da fonte de luz). Para o compósito P60, excetuando-se a profundidade de 4mm, a imersão em ácido lático ocasionou os maiores valores de absorção. Isso também foi observado para Z350, com exceção da profundidade de 3mm. O ácido lático ocasionou um maior efeito deletério na superfície dos compósitos. Não houve significância estatística entre os compósitos para o grau de conversão (p>0,05)
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
GONÇALVES, Luana. Avaliação de compósitos restauradores fotoativáveis submetidos à simulação clínica em diferentes meios de imersão e profundidades. 2009. 94 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Odontologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009.Subject(s)
Compósitos fotoativáveisPartículas de carga
Grau de conversão
Material dentário
Teste de material
Restauração dentária
Solubilidade
Light-cured resin composites
Filler particles
Degree of conversion
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: