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Title: Um estudo sobre heurísticas para tratamento de ambiguidades na classificação de produtos de supermercado
Authors: Souza, Marcus Paulo Ferreira de
Gonçalves, Mateus Guilherme Barros
metadata.dc.contributor.advisor: Monteiro, Rodrigo Salvador
metadata.dc.contributor.advisorco: Garcia, Ana Cristina Bicharra
metadata.dc.contributor.members: Viterbo Filho, José
Bernardini, Flávia
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Comparadores de preço são aplicações que ganham cada vez mais relevância no cenário social brasileiro, onde o consumidor muitas vezes necessita fugir de altas taxas para causar menos danos ao seu orçamento. Logo, tornam-se um produto causador de grande mobilização na área de Tecnologia da Informação, fazendo com que cada vez mais empresas e profissionais vejam com bons olhos novas técnicas e métodos que buscam otimizar e refinar o desenvolvimento de tais artefatos, que têm como principal funcionalidade a exibição de informações referentes a determinado produto em diferentes lojas, a partir da análise classificatória de um termo procurado pelo usuário. O estudo teve como foco a classificação de produtos de supermercado e a apresentação de métodos e heurísticas capazes de tratar ambiguidades e otimizar o processo. A base de dados tomada como parâmetro foi a do supermercado Zona Sul e uma ontologia foi criada servindo como “dicionário” para classificar os termos relacionados ao universo em questão. Os resultados obtidos foram considerados satisfatórios qualitativamente, pois através das técnicas desenvolvidas os valores de acurácia obtidos foram superiores a 96%. Com a otimização do algoritmo classificatório e a base de dados criada, ainda foi possível observar a validade do método através da classificação de termos no conjunto de produtos de mais dois supermercados escolhidos para a análise.
metadata.dc.description.abstractother: Price comparators are applications that are becoming more relevant in brazilian social scene, where consumer need to avoid high rates so as not to harm your budget. Soon, they become a product of great mobilization in the area of Information Technology, causing more and more companies and professionals to look for new techniques and methods to optimize and refine the development of such artifacts, whose main function is the display of information about a particular product in different stores, based on the classification analysis of a term searched by the user. The study focused on the classification of supermarket products and the presentation of methods and heuristics capable of treating ambiguities and optimizing the process. The parameter database was from the South Zone supermarket and an ontology was created serving as a "dictionary" to classify the terms related to this set. The obtained results were considered qualitative satisfactory, because with the techniques developed the values of accuracy obtained were superior to 96%. With the optimization of the classification algorithm and the database created, it was also possible to observe the validity of the method through the classification of terms in the set of products in another two supermarkets chosen for the analysis.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7682
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