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Title: Process thinking: criação de um modelo de negócio voltado para adoção de BPM no contexto de startups
Authors: Martins, Carlos Eduardo Itaborahy
metadata.dc.contributor.advisor: Magdaleno, Andréa Magalhães
metadata.dc.contributor.advisorco: Engiel, Priscila
metadata.dc.contributor.members: Santos, Rodrigo Costa dos
Seixas, Flávio Luiz
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Startups são empresas com soluções inovadoras e escaláveis que se popularizaram após a década de 90. Esse tipo de empresa possui enorme potencial para impactar a economia de um país. Porém, o ambiente competitivo acaba resultando em uma alta taxa de mortalidade desses negócios. O Process Thinking é uma abordagem que busca aproximar o BPM (Business Process Management) do dia-a-dia dessas organizações, auxiliando-as com soluções de gestão de processos específicas para esse contexto. Este trabalho de pesquisa baseia-se no Process Thinking e no Canvas de Modelo de Negócio para validar um modelo de negócios que viabilize a utilização de BPM em startups. Inicialmente, foi construída uma versão do canvas do Process Thinking. Em seguida, um questionário foi aplicado para coletar informações sobre o contexto de startups e como elas utilizam a gestão de processos. O questionário foi respondido por 23 colaboradores de startups e utilizado para validar os pontos apresentados no canvas inicial. Analisando as respostas, foi possível identificar o anseio dessas empresas por formas de melhorar a adoção da gestão de processos. Também identificou-se que essa utilização hoje é escassa ou ineficiente, devido à falta de conhecimento sobre os processos. O estudo mostrou que as soluções do Process Thinking são viáveis e necessárias. Também mostrou a preferência dos colaboradores por soluções personalizadas e inovadoras de gestão de processos. Com base nos resultados do estudo, o canvas inicial do Process Thinking foi revisto para consolidar a visão obtida das startups.
metadata.dc.description.abstractother: Startups are companies with innovative and scalable solutions that became popular after 90’s. This type of company has enormous potential to impact the economy of a country. However, the competitive environment ends up resulting in a high mortality rate for these businesses. Process Thinking is an approach that seeks to bring BPM (Business Process Management) closer to the day-to-day of these organizations, helping them with specific process management solutions for this context. This research work is based on Process Thinking and the Business Model Canvas to validate a business model that enables the use of BPM in startups. [Methodology] Initially, a version of the Process Thinking canvas was built. Then, a questionnaire was applied to collect information about the context of startups and how they use process management. The questionnaire was answered by 23 employees of startups and used to validate the points presented on the initial canvas. Analyzing the answers, it was possible to identify the yearning of these companies for ways to improve the adoption of process management. It was also identified that this use today is scarce or inefficient due to the lack of knowledge about the processes. The study showed that Process Thinking solutions are feasible and necessary. It also showed employees' preference for customized and innovative process management solutions. Based on the results of the study, the initial canvas of Process Thinking was revised to consolidate the view obtained from the startups.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7685
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