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dc.contributor.advisorMagdaleno, Andréa Magalhães-
dc.contributor.authorMartins, Carlos Eduardo Itaborahy-
dc.date.accessioned2018-09-26T16:17:41Z-
dc.date.available2018-09-26T16:17:41Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7685-
dc.description.abstractStartups são empresas com soluções inovadoras e escaláveis que se popularizaram após a década de 90. Esse tipo de empresa possui enorme potencial para impactar a economia de um país. Porém, o ambiente competitivo acaba resultando em uma alta taxa de mortalidade desses negócios. O Process Thinking é uma abordagem que busca aproximar o BPM (Business Process Management) do dia-a-dia dessas organizações, auxiliando-as com soluções de gestão de processos específicas para esse contexto. Este trabalho de pesquisa baseia-se no Process Thinking e no Canvas de Modelo de Negócio para validar um modelo de negócios que viabilize a utilização de BPM em startups. Inicialmente, foi construída uma versão do canvas do Process Thinking. Em seguida, um questionário foi aplicado para coletar informações sobre o contexto de startups e como elas utilizam a gestão de processos. O questionário foi respondido por 23 colaboradores de startups e utilizado para validar os pontos apresentados no canvas inicial. Analisando as respostas, foi possível identificar o anseio dessas empresas por formas de melhorar a adoção da gestão de processos. Também identificou-se que essa utilização hoje é escassa ou ineficiente, devido à falta de conhecimento sobre os processos. O estudo mostrou que as soluções do Process Thinking são viáveis e necessárias. Também mostrou a preferência dos colaboradores por soluções personalizadas e inovadoras de gestão de processos. Com base nos resultados do estudo, o canvas inicial do Process Thinking foi revisto para consolidar a visão obtida das startups.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Cruz (bsi@ic.uff.br) on 2018-09-25T21:11:29Z No. of bitstreams: 1 Martins, C. PROCESS THINKING_CRIAÇÃO DE UM MODELO DE NEGÓCIO VOLTADO PARA ADOÇÃO DE BPM NO CONTEXTO DE STARTUPS.pdf: 3519622 bytes, checksum: 674951b1eec0f7674df9177e550609d6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca da Escola de Engenharia (bee@ndc.uff.br) on 2018-09-26T16:17:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Martins, C. PROCESS THINKING_CRIAÇÃO DE UM MODELO DE NEGÓCIO VOLTADO PARA ADOÇÃO DE BPM NO CONTEXTO DE STARTUPS.pdf: 3519622 bytes, checksum: 674951b1eec0f7674df9177e550609d6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-26T16:17:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Martins, C. PROCESS THINKING_CRIAÇÃO DE UM MODELO DE NEGÓCIO VOLTADO PARA ADOÇÃO DE BPM NO CONTEXTO DE STARTUPS.pdf: 3519622 bytes, checksum: 674951b1eec0f7674df9177e550609d6 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.titleProcess thinking: criação de um modelo de negócio voltado para adoção de BPM no contexto de startupspt_BR
dc.typemonografia de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordStartuppt_BR
dc.subject.keywordBPMpt_BR
dc.subject.keywordProcess thinkingpt_BR
dc.subject.keywordModelo de negócio canvaspt_BR
dc.contributor.membersSantos, Rodrigo Costa dos-
dc.contributor.membersSeixas, Flávio Luiz-
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR
dc.subject.descriptorGestão de processos de negóciopt_BR
dc.subject.descriptorDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subject.descriptorInovação de processopt_BR
dc.subject.keywordotherBusiness model canvaspt_BR
dc.description.abstractotherStartups are companies with innovative and scalable solutions that became popular after 90’s. This type of company has enormous potential to impact the economy of a country. However, the competitive environment ends up resulting in a high mortality rate for these businesses. Process Thinking is an approach that seeks to bring BPM (Business Process Management) closer to the day-to-day of these organizations, helping them with specific process management solutions for this context. This research work is based on Process Thinking and the Business Model Canvas to validate a business model that enables the use of BPM in startups. [Methodology] Initially, a version of the Process Thinking canvas was built. Then, a questionnaire was applied to collect information about the context of startups and how they use process management. The questionnaire was answered by 23 employees of startups and used to validate the points presented on the initial canvas. Analyzing the answers, it was possible to identify the yearning of these companies for ways to improve the adoption of process management. It was also identified that this use today is scarce or inefficient due to the lack of knowledge about the processes. The study showed that Process Thinking solutions are feasible and necessary. It also showed employees' preference for customized and innovative process management solutions. Based on the results of the study, the initial canvas of Process Thinking was revised to consolidate the view obtained from the startups.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.contributor.advisorcoEngiel, Priscila-
dc.degree.departmentDepartamento da Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.date2018-07-09-
dc.degree.localNiteróipt_BR
dc.degree.cursoCurso de Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
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