Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7706
Title: Saúde e segurança do trabalho em plataformas off-shore: revisitando o acidente no FPSO cidade de São Mateus três anos depois
Other Titles: Health and safety at work on off-shore platforms: revisiting the accident in the city of São Mateus three years later
Authors: Adams, Ricardo Nunes
metadata.dc.contributor.advisor: Alvarez, Denise
metadata.dc.contributor.advisorco: Figueiredo, Marcelo Gonçalves
metadata.dc.contributor.members: Andrade, Emmanuel Paiva de
Almeida, Ildeberto Muniz de
Issue Date: 2018
Citation: ADAMS, Ricardo Nunes. Saúde e segurança do trabalho em plataformas off-shore: revisitando o acidente no FPSO cidade de São Mateus três anos depois. 2018. 144 f. (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Abstract: O acidente com o navio FPSO Cidade de São Mateus, ocorrido em fevereiro de 2015, no Espírito Santo, insere-se no rol dos grandes desastres internacionais da indústria do petróleo, assim como os acidentes com as plataformas Piper Alpha, P-36 e DeepWater Horizon. A embarcação pertencia à empresa BW Offshore, mas era afretada pela Petrobrás. O saldo foi de 9 mortos e 26 feridos, alguns destes gravemente. Nosso objetivo é avaliar o peso dos fatores de natureza gerencial e organizacional como elementos que contribuíram para agravar o grau de risco da atividade no FPSO e ocasionaram a explosão na sua Casa de Bombas. Espera-se, assim, conduzir a análise para além das chamadas causas imediatas (erro humano e falhas técnicas). No que diz respeito aos métodos de investigação, foi realizada uma análise minuciosa dos relatórios finais produzidos pela Petrobrás e pela Agência Nacional do Petróleo. O texto construído tem seu referencial teórico-metodológico calcado prioritariamente na Ergonomia da Atividade, recorrendo, quando necessário, a contribuições de disciplinas como a Psicodinâmica do Trabalho e da perspectiva ergológica, na linha de uma abordagem interdisciplinar. Também foram de suma importância as entrevistas realizadas com profissionais ligados ao setor offshore brasileiro, em especial um técnico de manutenção que trabalhou na referida embarcação. Os resultados indicam que os fatores organizacionais exerceram, de fato, um papel importante para o acontecimento do acidente. O salto tecnológico observado na exploração de petróleo em águas profundas e ultraprofundas contrasta com uma perigosa defasagem na gestão do risco, expondo graves lacunas no campo da saúde, segurança e meio ambiente
metadata.dc.description.abstractother: The accident with the FPSO Cidade de São Mateus vessel, which occurred in February 2015, in Espírito Santo, is part of the worst international oil industry disasters, as well as the accidents with the Piper Alpha, P-36 and DeepWater Horizon platforms. The vessel belonged to the Norwegian company BW Offshore, but was chartered by Petrobras. The balance left was 9 dead and 26 injured, some of these seriously. Our objective is to evaluate the importante of managerial and organizational factors as elements that contributed to aggravate the degree of risk of the activity in the FPSO and caused the explosion in its Pump Room. It is hoped, therefore, to conduct the analysis beyond the so-called immediate causes (human error and technical failures). With regard to research methods, a thorough analysis of the final reports produced by Petrobras and the National Petroleum Agency was carried out. The constructed text has its theoretical and methodological framework focused primarily on the Ergonomics of the Activity, using, when necessary, the contributions of disciplines such as Work Psychodynamics and the ergological perspective, in line with an interdisciplinary approach. The interviews with professionals related to the Brazilian offshore sector were very important, in particular that one with a maintenance technician who worked on the aforementioned vessel. The results indicate that the organizational factors did play an important role in the event of the accident. The technological leap observed in oil exploration in deep and ultra deep waters contrasts with a dangerous delay on risk management, exposing serious gaps in health, safety and the environment
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7706
Appears in Collections:PPGEP - Teses e dissertações



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.