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Title: O sorriso de Monalisa: família e transgressão na crônica da casa assassinada, de Lúcio Cardoso.
Authors: Araujo, Jean Marcel Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Farinaccio, Pascoal
metadata.dc.contributor.members: Rocha, Flávia Aninger de Barros
Conceição, Kátia Cilene Silva Santos
Bezerra, Paulo
Adler, Victor Hugo
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Esta tese analisa unidades estilísticas de composição da Crônica da casa assassinada (1959), de Lúcio Cardoso (1914-1964), a partir da estilística sociológica de Mikhail Bakhtin (1895-1975), a fim de demonstrar que, em seu quinto romance, Lúcio Cardoso responde à mesma preocupação de Maleita (1934), evidenciando-se uma unidade interna face à diversidade externa de sua obra. Reportam-se aqui seus romances às questões relativas à situação de produção. Analisa-se também o posicionamento do narrador em ralação aos discursos produzidos por intelectuais brasileiros no que diz respeito à situação da família patriarcal no pós-1930. Para tanto, identificam-se problemas da poética de Lúcio Cardoso, analisa-se a forma de assimilação do tempo, do espaço e do indivíduo em Maleita, estabelecem-se aproximações e distanciamentos entre o discurso do narrador da Crônica e os discursos de intelectuais brasileiros, diferenciam-se o discurso do narrador dos discursos das personagens e, por fim, investiga-se o processo de desagregação do grupo familiar dos Meneses, colocando-se, então, em evidência as transgressões das personagens às regras familiares.
metadata.dc.description.abstractother: This dissertation examines the compositional stylistic units of Crônica da casa assassinada (1959), written by Lucio Cardoso (1914-1964), from the Mikhail Bakhtin’s sociological stylistic (1895-1975)analysis in order to demonstrate that, in his fifth novel, Lúcio Cardoso answers to the same concern of Maleita (1934 ), highlighting an internal drive against the external diversity of his work. His novels are referred here to questions regarding to the status of production. It is also analyzed the perspective of the narrator/chronicler in connection to the discourse produced by Brazilian intellectuals with regard to the status of the patriarchal family after 1930. Therefore, the problems with in the poetic of Lúcio Cardoso are identified, the type of assimilation of time, space and individual is analyzed in Maleita, similarities and differences between the discourse of the narrator of Crônica and the discourses of Brazilian intellectuals are established, the speech of the narrator and the speeches of the characters are compared and finally the process of disintegration of the Meneses’ family group is investigated, putting in evidence the characters transgressions of the family rules .
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7738
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