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dc.contributor.advisorJorge, Silvio Renato-
dc.contributor.authorAzevedo, Véra Lúcia Ramos de-
dc.date.accessioned2018-10-04T16:20:30Z-
dc.date.available2018-10-04T16:20:30Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7742-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo investigar o percurso da memória e da escrita em dois romances contemporâneos: Relato de um certo Oriente, de Milton Hatoum, e Não entres tão depressa nessa noite escura, de António Lobo Antunes, considerando tanto a problematização da empresa da memória quanto a da escrita nas referidas obras. Deste modo, a análise busca acompanhar o modo pelo qual a memória acionada pelas narradoras, elegendo a história familiar como espaço catalisador de outros espaços da memória, como a história e o esquecimento, que com a mesma se entrelaçam, aponta para o percurso restritivo ou impeditivo da memória na recuperação do passado. Ruínas, luto e melancolia, além das manifestações de descentramento, cisão e deslocamento identitário das narradoras constituem o painel da memória nos romances. Esse painel se completa por meio do jogo intertextual que aí aflora e que faz ressaltar o trabalho de citação como memória de uma escrita marcada pela dispersão. Essa memória dispersa, resultando em uma escrita também errante, é expressa pelo movimento descontínuo da narrativa, tecida tanto pela proliferação de narradores, como em Hatoum, quanto pela desestabilização da mesma por força da invenção/imaginação, como em Antunes.pt_BR
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleDispersão da memória e da escrita em Milton Hatoum e Lobo Antunespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordmemóriapt_BR
dc.subject.keywordmelancoliapt_BR
dc.subject.keywordescritapt_BR
dc.subject.keywordcitaçãopt_BR
dc.subject.keywordMilton Hatoumpt_BR
dc.subject.keywordAntónio Lobo Antunespt_BR
dc.contributor.membersMuylaert, Joana-
dc.contributor.membersFaria, Ângela Beatriz de Carvalho-
dc.contributor.membersChiarelli, Stefania-
dc.contributor.membersCalvão, Dalva-
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.subject.descriptorLiteratura comparada brasileirapt_BR
dc.subject.descriptorLiteratura portuguesapt_BR
dc.subject.descriptorMelancolia na literaturapt_BR
dc.subject.descriptorMemória na literaturapt_BR
dc.subject.descriptorAntunes, Antonio Lobo, 1942- Não entres tão depressa nessa noite escura -- crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.descriptorHatoum, Milton, 1952- Relato de um Certo Orientept_BR
dc.subject.keywordothermemorypt_BR
dc.subject.keywordothermelancholypt_BR
dc.subject.keywordotherwritingpt_BR
dc.subject.keywordothercitationpt_BR
dc.subject.keywordotherMilton Hatoumpt_BR
dc.subject.keywordotherAntónio Lobo Antunespt_BR
dc.description.abstractotherThe purpose of this work is to investigate the course of memory and writing in two contemporary novels: Relato de um certo Oriente, by Milton Hatoum, and Não entres tão depressa nessa noite escura, by António Lobo Antunes, taking into consideration the questionable place the enterprise of memory, as wel as the enterprise of writing, reachs in the mentioned works. For this reason, the analysis intends to follow the way memory is put in action by the narrators, since both of them elect “family history” as a place of absortion of other memory places, as history and forgetfulness, what can reveal the restricted or obstructed course followed by memory to recuperate past time. Ruins, mourning and melancholy, besides displacement, cision and disturbance of identity that affect narrators constitute the scenery of memory in both novels. This scenery may be enlarged through the relation between texts, that takes place in both novels, able to reveal the “work of citation” that is employed as a “memory of writing”, signaled by the novels as dispersion. This dispersed memory, that results also into a dispersed writing, is expressed by the discontinued movement of narrative, perceived through the dissemination of narrators, in Hatoum, or through the upset of narrative caused by invention/imagination, in Antunes.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Doutoradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Literaturapt_BR
dc.degree.date2011-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
Appears in Collections:POSLIT - Tese e Dissertação

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