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Title: O decurso do sensorialismo na narrativa de Roberto Drummond
Authors: Duque, Miriam Delgado Senra
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Matildes Demétrio dos
metadata.dc.contributor.members: Santos, Claudete Daflon dos
Manna, Lúcia Helena Sgaraglia
Vieira, Geraldo Dondici
Oliveira, Maria de Lourdes Abreu de
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Analisou-se neste estudo o emprego da linguagem voltada ao sensorial, o sensorialismo, nos romances, Sangue de Coca-Cola, Hilda Furacão e O cheiro de Deus do autor Roberto Drummond. O sensorialismo concebe variadas conotações voltadas ao cenestésico, construindo sensações geradoras de emoção, prazer ou asco, em que o estímulo do corpo tenta alcançar o psicológico do leitor, como detectado na escrita desses romances, Tem-se, no primeiro capítulo, a apreciação de textos produzidos em momentos distintos e por diversos autores da Literatura Brasileira que possuem características sensoriais e que funcionaram como comparativo ao sensorialismo drummondiano. Apresenta-se, posteriormente, a trajetória literária do autor, iniciada na década de 1970, fortemente motivado pela Arte Pop e pelo período de repressão militar no Brasil, onde o emprego da linguagem voltada ao sensorial funcionou como artifício no romance Sangue de Coca-Cola, símbolo da Literatura Pop. O terceiro capítulo conduz ao romance Hilda Furacão, pautado na construção de lembranças referentes à vivência jornalística do autor, apresentando também o sensualismo, transmitido pelo sensorial na composição dos personagens, principalmente os protagonistas, Hilda e Malthus. O último romance do autor, O cheiro de Deus, encerra os estudos da linguagem voltada ao sensorial, onde se constatou a sublimação dos sentidos diante da cegueira, que evoca a busca pelo cheiro divino.
metadata.dc.description.abstractother: The present paper is on the analyses of the use of language focused on sensory, the sensationalism, in novels like “Sangue de Coca-Cola”, “Hilda Furacão” and “O cheiro de Deus”, all of them written by the novelist Roberto Drummond. This sensationalism gives varied connotations to the kinesthetic, making feelings of excitement, pleasure or disgust that the stimulus of the body tries to reach the psychological of the reader as detected in the writing of these novels. It has been in the first chapter the assessment of texts produced at different times and by different authors of Brazilian Literature that have sensory characteristics and functioned that works a kind of comparison to the Drummond’s sensationalism. This paper also presents the author's literary journey that began in the 1970s, strongly motivated by the Pop Art and the period of dictatorship in Brazil when the use of language focused on sensory functions was used as a firework in the novel “Sangue de Coca-Cola”, a Pop Literature symbol. The third chapter is based on the romance of “Hilda Furacão” and the construction of memories through the journalistic experience of the author also showing the sensuality of the characters, especially the protagonists, Hilda and Malthus. The author's latest novel, “O cheiro de Deus”, ends this study focused on sensory language, where it is present the sublimation of the senses up against blindness which evokes the quest for divine smell.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7743
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