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Title: O Romance do Horto: ou de como D. Tadeu Laras Menestrel ajudou D. Alberto Raposo Monge a encontrar o autor do Orto do Esposo, bem como seu manuscrito original perdido e a identidade da irmã que lho encomendara
Authors: Pimentel, Antonio Marcos Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor: Jorge, Sílvio Renato
metadata.dc.contributor.members: Calvão, Dalva
Dias, André
Krause, Gustavo Bernardo
Menegaz, Ronaldo
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O Romance do Horto é uma ficcionalização do Orto do Esposo, livro doutrinário cristão português do século XIV, em cuja narrativa exemplar estão presentes elementos narrativo-investigativos acerca da própria motivação de produção do livro: quem o escreveu, por que o escreveu e para quem o escreveu (cf. PIMENTEL, 2009). Esses elementos que, já no século XIV, pareciam querer sintetizar de forma não sistemática uma preocupação teórica sobre a produção literária, tornaram possível pensarmos uma reescrita do Orto em metaficção historiográfica, gênero escolhido para sua criação por se tratar este trabalho de um questionamento teórico sobre o lugar e a função da narrativa e do autor de ficção pós-modernos na literatura contemporânea. Além disso, encontramos na metaficção e na literatura fantástica uma releitura teórica da função do autor e da questão do maravilhoso medieval respectivamente. Dessa forma, pretendemos que O Romance do Horto seja uma narrativa onde uma teoria e um pensamento literário contemporâneos tenham sido capazes de recriar uma obra geneticamente medieval, desdobrando-se para além do romance histórico de reconstituição literária do "real".
metadata.dc.description.abstractother: O Romance do Horto is a fictionalization of the Orto do Esposo, a portuguese christian doctrinal book of the fourteenth century, in which exemplar narrative are present narrative-investigative elements about their own motivation for producing the book: who wrote it, why wrote it and to whom wrote it (see Pimentel, 2009). These elements, that in the fourteenth century already seemed to want to synthesize in a non systematic manner a theoretical concern about the literary production, became possible to think a rewrite of the Orto in historiographic metafictional genre chosen for its creation because it is this work a theoretical question about the place and role of narrative and the author of postmodern fiction in contemporary literature. Furthermore, we find in the metaficcional fantasy literature a theoretical re-reading about the author's function and about the question of the medieval mirabilia respectively. Thus, we hope that O Romance do Horto is a story where a theory and contemporary literary thought have been able to recreate a work genetically medieval, unfolding itself beyond the historical novel of literary reconstruction of the "real".
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7770
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