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Title: A natureza conceptual da metáfora visual: uma perspectiva pedagógica
Authors: Coimbra, Mônica de Souza
metadata.dc.contributor.advisor: Vereza, Solange Coelho
metadata.dc.contributor.members: Feres, Beatriz dos Santos
Lima, Carmen Rita Guimarães Marques de
Siqueira, Maity
Almeida, Ricardo Luiz Teixeira de
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O presente trabalho tem como base a investigação da natureza conceptual de metáforas visuais. A pesquisa é orientada pelos pressupostos da Teoria da Metáfora Conceptual, nas bases de Lakoff e Johnson (1980) e também por duas abordagens relevantes sobre Metáfora Visual disponíveis na literatura [FORCEVILLE (1996/2008) e COIMBRA (2000)]. Com base nesses eixos teóricos, nosso principal objetivo é investigar as hipóteses de que (1) algumas metáforas visuais encontradas em capas da revista TIME têm uma base conceptual e (2) as metáforas conceptuais são acionadas durante a leitura de textos visuais. A pesquisa, essencialmente interpretativista, fez uso do instrumento pensar alto [ERICSSON e SIMON (1984) e C AVALCANTI e ZANOTTO (1997)] para promover a geração e o registro de dados que nos permitissem a investigação das hipóteses centrais. A análise baseou-se em dois corpora, a saber: o conjunto de capas selecionadas e o conjunto de dados registrados pelo procedimento de pensar alto. A observação dos dados confirmou tanto a base conceptual de metáforas visuais quanto o acionamento dessas metáforas nos eventos de leitura. A escolha da metáfora conceptual CONHECER É VER para uma análise mais detalhada em textos visuais solidificou essas hipóteses e delineou as bases para a construção de uma unidade didática fundamentada nessa metáfora. Partindo da importância de estratégias para o desenvolvimento do trabalho de leitura, sustentamos a teoria de que os textos visuais alicerçados em metáforas conceptuais devem ser explorados no processo de conscientização a fim de que possam, ao favorecer o acionamento de informações restritas ao inconsciente cognitivo, estimular a compreensão leitora do aluno. Dessa forma, visamos, com esta tese, propor um tipo de pesquisa que, partindo de abordagens teóricas, pudesse ter implicações concretas e positivas para a prática pedagógica.
metadata.dc.description.abstractother: The present work is based on the investigation of the conceptual nature of visual metaphors. The research is oriented by the tenets of the Conceptual Metaphor Theory, on the basis of Lakoff and Johnson (1980) and also by two relevant approaches on Visual Metaphor available in literature [FORCEVILLE (1996/2008) and COIMBRA (2000)]. Based on these theoretical axes, our main objective is to investigate the hypotheses that (1) some visual metaphors found on TIME magazine covers have a conceptual basis and (2) conceptual metaphors are activated during the reading of visual texts. The research, essentially interpretative, made use of the think aloud tool [ERICSSON and SIMON (1984) and CAVALCANTI and ZANOTTO (1997)] in order to promote the generation and registration of data that allowed us to investigate the central hypotheses. The analysis was based on two corpora: the set of selected covers and the set of data registered by means of the think aloud procedure. The observation of data confirmed the conceptual basis of visual metaphors as well as the activation of these metaphors during reading events. The choice of the conceptual metaphor KNOWING IS SEEING for a more detailed analysis in visual texts has solidified these hypotheses and outlined the grounding for the construction of a teaching unit based on this metaphor. Taking the importance of strategies for the development of reading work as a starting point, we support the theory that visual texts built on conceptual metaphors must be exploited in the awareness process so that they can, by favoring the activation of information restricted to the cognitive unconscious, stimulate the student‟s reading comprehension. This way, we aim, with this thesis, to propose a kind of research that, starting from theoretical approaches, could have concrete and positive implications for pedagogical practice.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7784
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