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Title: Formações discursivas na aviação: do embate entre a máquina e o homem-executor, ao debate de normas do homem-trabalhador
Authors: Motta, Sávio Valviesse da
metadata.dc.contributor.advisor: Daher, Del Carmen
metadata.dc.contributor.advisorco: França, Maristela Botelho
metadata.dc.contributor.members: Souza e Silva, Maria Cecília Pérez de
Rocha, Décio
Souza, Wladimir Ferreira de
Rezende, João Batista
França, Maristela Botelho
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: As atividades humanas desenvolvidas no setor aéreo participam da composição de um complexo sistema estabelecido por tarefas fundamentalmente marcadas por normas e prescrições. Identificados à máquina, os trabalhadores devem seguir rotinas algoritmizadas. O ambiente de trabalho onde tais atividades ocorrem atingiu tal grau de automatização e de confiabilidade que é corrente o pensamento de que a ação humana na aviação, ou o erro inevitável que dela decorre, seja o principal fator contribuinte para os acidentes ou incidentes aéreos. Neste sentido, o homem, ou o componente humano, vem sendo apontado desde a década de 1970 como o principal fator de risco. Neste estudo, apresentaremos um vasto movimento de racionalização que organiza o trabalho do aeronauta através de procedimentos de padronização e de controle da tarefa e da função, incluindo nesse processo a própria linguagem. Nossa pesquisa está sustentada pelas hipóteses de que os processos que envolvem o trabalho humano são concebidos sem a participação dos trabalhadores e que doutrinas tecnicistas e disciplinares obliteram a consideração de um intenso debate de normas efetivado por eles. Tomamos por objeto de investigação os discursos sobre o trabalho do aeronauta, ou mais, as formações discursivas que determinam os processos que envolvem esse trabalho. Tais formações discursivas enunciadas no setor aéreo foram reunidas à luz da metodologia arqueológica desenvolvida por Michel Foucault (1969). Acreditamos que a análise do trabalho humano na aviação seria fortemente beneficiada pela consideração dos saberes dos trabalhadores que protagonizam as atividades e que a efetividade dos procedimentos técnicos que regem as operações aéreas esteja associada ao processo de renormatização das prescrições (SCHWARTZ, 1997). O principal fator de risco desse sistema não deveria ser atribuído ao homem, mas às concepções sobre o homem que hoje vigoram nesse campo e, sobretudo, às consequências decorrentes dessas concepções que obscurecem o entendimento das atividades reais desenvolvidas por homens e mulheres em contextos singulares.
metadata.dc.description.abstractother: Human activities performed in the air industry are part of the make up of a complex system established by duties fundamentally marked by norms and prescriptions. Identified to machines, workers must follow algorithmic routines. The work environment where such activities take place has reached such a degree of automization and reliability that it is prevalent to think that human action in aviation, or the inevitable error that results from it, is the principal contributing factor for aviation incidents or accidents. In this sense, humans, i.e. the human element, have been cited since the 1970s as the main risk factor. In this study, we will show a vast rationalization movement that organizes the duty of the aviation worker through standardization procedures, as well as task and function control procedures, including language itself in this process. Our research is supported by the hypothesis that the processes that include human work are conceived without the participation of the workers and that technicist and disciplinary doctrines obliterate the consideration of an intense debate of norms realized by such workers. We have taken up as the object of our investigation the discourses about the job of the aviation worker, further yet, the discourse formation that determine the processes involved in such job. The discourse formations enunciated in the air industry were gathered in the light of the archaeological methodology developed by Michel Foucault (1969). We believe that the analysis of the human work in aviation would benefit strongly from the knowledge of aviation workers that head activities and that the effectiveness of technical procedures that rule air operations is associated with the process of restandardization of prescriptions (SCHWARTZ, 1997). The main risk factor in this system should not be attributed to humans, but to the conceptions about humans that currently prevail in this field and, above all, to the consequences from such conceptions, which obscures the understanding of real activities performed by men and women in singular contexts.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7791
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