A REPRESENTAÇÃO SOCIOCULTURAL DA MULHER NAS TELERREPORTAGENS UTILIZADAS NO EXAME CELPE-BRAS: QUADROS DE UMA REALIDADE BRASILEIRA
Realidade brasileira
Representação
Multiculturalismo
CELPE-Bras
Mulher
Realidade
Representação
Multiculturalismo
Língua portuguesa
Exame
Mercado de trabalho
Female universe
Brazilian reality
Representation
Multiculturalism
CELPE-Bras
Mello, Ana Catarina Moraes Ramos Nobre de | Posted on:
2012
Abstract
Objetiva-se investigar a atuação da mulher contemporânea, no amplo e diversificado mercado de trabalho brasileiro, a partir da análise qualitativa, de cunho interpretativista, à luz de princípios da Lingüística Aplicada Crítica, com o aporte da análise de conteúdo. Para tanto, foram utilizados vídeos selecionados, com alguma participação feminina que possa levar a uma representação identitária sociocultural da mulher brasileira, em suas atividades cotidianas – quem é essa mulher, o que diz, o que faz, como se manifesta? Os vídeos mencionados são excertos de reportagens produzidas e veiculadas por diferentes emissoras televisivas, especializadas, abertas, universitárias, de diversas regiões do país, e de considerável alcance para a população em geral; são utilizados para a Tarefa I das provas coletivas do Exame CELPE-Bras no Brasil, o único certificado brasileiro de proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros e para brasileiros, que não tenham a Língua Portuguesa como língua materna ou primeira língua, reconhecido oficialmente, desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação, aplicado no Brasil e em outros países. Com base nesse contexto, buscou-se verificar se essa representação reforça ou atenua as representações estereotipadas do Brasil e da mulher brasileira. Porém, a análise efetuada leva a uma representação de um país mais voltado para história, tradições, educação e resgates, evidenciando uma atuação feminina em determinadas áreas - professora, nutricionista, doméstica, coordenadora de serviços, diretora e presidente de projetos ligados às áreas de assistência social, arquitetura, educação, cultura, saúde, e que podem ser consideradas lócus de trabalho da mulher, o que sinaliza para certa divisão binária do mercado laboral. Pode-se inferir, ainda, que a representação do Brasil para o aluno estrangeiro, em sua tarefa do Exame, no tocante à mulher, seja voltada ao lado empreendedor e de trabalho árduo em suas respectivas carreiras profissionais, competindo por empoderamento e posições de destaque no mercado profissional
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Document type
TeseSubject(s)
Universo femininoRealidade brasileira
Representação
Multiculturalismo
CELPE-Bras
Mulher
Realidade
Representação
Multiculturalismo
Língua portuguesa
Exame
Mercado de trabalho
Female universe
Brazilian reality
Representation
Multiculturalism
CELPE-Bras
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