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Title: O papel do pedagogo na aplicação das medidas socioeducativas de meio aberto
Authors: Barbosa, Daniele dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Julião, Elionaldo Fernandes
metadata.dc.contributor.members: Freitas, Adriano Vargas
Oliveira, Marcos Marques de
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Esta pesquisa foi desenvolvida na área da Educação com foco nas Medidas Socioeducativas implementadas para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de meio aberto no município de Angra dos Reis e no município de Mangaratiba, ambos municípios fazem parte da Região Costa Verde do estado do Rio de Janeiro. Destacamos que é de suma importância avançarmos nos debates e pesquisas sobre as Políticas socioeducativas, que por sua vez, atende um público de jovens que por várias questões se envolvem em atos infracionais. São grandes as necessidades e desafios a serem superados pelas instituições responsáveis pela execução das medidas para garantir os direitos dos jovens em conflito com a lei de acordo com o Art. 49 do SINASE. Cabe ressaltar que essas medidas são eminentemente educativas, ou seja, o processo das atividades realizadas deve ir de encontro ao previsto no Art. 100 do ECA, levando “em conta as necessidades pedagógicas, preferindo-se aquelas que visem ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitário”. Neste sentido, a monografia tem como objetivo refletir sobre o papel do pedagogo na implementação da política socioeducativa, especialmente de meio aberto.
metadata.dc.description.abstractother: This research was developed in the area of ​​Education focusing on Socio-educational Measures implemented for adolescents in compliance with socio-educational measures of an open environment in the municipality of Angra dos Reis and in the municipality of Mangaratiba, both municipalities are part of the district of Rio de Janeiro. We emphasize that it is of the utmost importance to advance in the debates and research on the Policy for the application of socio-educational measures, which, in turn, serves a public of young people who, for various issues, engage in infractions and find themselves in the need of repairing their damage to society. In this sense, broadening the discussions on the subject, makes public the great needs and challenges to be overcome within the system, within an organizational framework of the institutions responsible for these measures and that actually ensures the rights of young people in conflict with the law according with Art. 49 (SINASE). It should be emphasized that these measures are eminently educational, that is, the process of the activities carried out must meet with Art. 100 / ECA, taking into account the pedagogical needs, preferring those that aim at strengthening the bonds family and community ".
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7806
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