Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7807
Title: Pedagogia da alternância: Da formação discente à formação docente
Authors: Emygdio, Rogerio Vidal
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Marcos Marques de
metadata.dc.contributor.members: Oliveira, Mara Edilara Batista de
Ferreira, Maria Onete Lopes
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O presente texto tem por finalidade abordar o processo de formação docente, na CEFFA CEA Rei Alberto I, um espaço público de ensino, nos níveis Fundamental e Médio, onde se desenvolve a Pedagogia da Alternância. Inicialmente, apresentamos do que se trata esta metodologia pedagógica de formação diferenciada, voltada aos sujeitos cujo modo de vida e produção profissional, se difere do modelo tradicional e urbano. Em seguida, abordamos os instrumentos pedagógicos, utilizados durante o processo de formação destes sujeitos, cuja finalidade é sua formação integral. Por fim, fomos a campo, entrevistar/dialogar com os docentes de uma unidade pública de ensino, cuja metodologia utilizada é a Alternância, com o objetivo de entendermos de que maneira ocorre a formação para o trabalho naquele espaço. Nossas considerações finais apontam que, para além de um curso, onde os docentes são formados para o trato diferenciado com os sujeitos do campo, sua prática cotidiana em sala de aula, assim como a troca de experiências que também se dão entre docente/docente (aqui conhecido como monitor), como também entre docente/discente, possui suficiência para além daquela produzida em um curso de formação.
metadata.dc.description.abstractother: Este texto pretende dirección cómo el proceso de formación de profesores, en un espacio público, onde se practica la pedagogía de la alternancia. Al principio, presentamos qué esta pedagógica metodología diferenciada de formación, orientado a la materia cuya forma de vida y producción profesional, se diferencia del modelo tradicional y urbano. A continuación, se discuten las herramientas de enseñanza utilizadas durante el proceso de formación de estos temas, cuya finalidad es la formación integral. Por último, fuimos al campo, hacier entrevista/diálogo con los profesores de una unidad pública, cuya metodología es alterna, con el objetivo de ser conscientes de la manera como ocurre la formación para trabajar en ese espacio. Nuetras consideraciones finales apuntan para el facto que, además de un curso, donde profesores son entrenados para tratar con los temas del campo distinguido, su práctica em clases al diario, así como el intercambio de experiencias también entre Maestro/maestro (aquí conocido como monitor), así como entre maestros y alumnos, posee suficiente más allá da que hace en un curso de capacitación.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7807
Appears in Collections:SGG- Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA-UFF-corrigida-para-a-banca.pdf878.74 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons