Metadata
Show full item record
PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: DA FORMAÇÃO DISCENTE À FORMAÇÃO DOCENTE
Educação do campo
Formação docente
Pedagogias alternativas
Pedagogia da alternância
TCC
Pedagogia
Educación publica
Campo de educación
Formación docente
Pedagogía alternativa
Pedagogía de la alternancia
CBT
Emygdio, Rogerio Vidal | Posted on:
2017
Abstract
O presente texto tem por finalidade abordar o processo de formação docente, na CEFFA CEA Rei Alberto I, um espaço público de ensino, nos níveis Fundamental e Médio, onde se desenvolve a Pedagogia da Alternância. Inicialmente, apresentamos do que se trata esta metodologia pedagógica de formação diferenciada, voltada aos sujeitos cujo modo de vida e produção profissional, se difere do modelo tradicional e urbano. Em seguida, abordamos os instrumentos pedagógicos, utilizados durante o processo de formação destes sujeitos, cuja finalidade é sua formação integral. Por fim, fomos a campo, entrevistar/dialogar com os docentes de uma unidade pública de ensino, cuja metodologia utilizada é a Alternância, com o objetivo de entendermos de que maneira ocorre a formação para o trabalho naquele espaço. Nossas considerações finais apontam que, para além de um curso, onde os docentes são formados para o trato diferenciado com os sujeitos do campo, sua prática cotidiana em sala de aula, assim como a troca de experiências que também se dão entre docente/docente (aqui conhecido como monitor), como também entre docente/discente, possui suficiência para além daquela produzida em um curso de formação
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Subject(s)
Educação públicaEducação do campo
Formação docente
Pedagogias alternativas
Pedagogia da alternância
TCC
Pedagogia
Educación publica
Campo de educación
Formación docente
Pedagogía alternativa
Pedagogía de la alternancia
CBT
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: