Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7807
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Marcos Marques de-
dc.contributor.authorEmygdio, Rogerio Vidal-
dc.date.accessioned2018-10-09T22:26:11Z-
dc.date.available2018-10-09T22:26:11Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7807-
dc.description.abstractO presente texto tem por finalidade abordar o processo de formação docente, na CEFFA CEA Rei Alberto I, um espaço público de ensino, nos níveis Fundamental e Médio, onde se desenvolve a Pedagogia da Alternância. Inicialmente, apresentamos do que se trata esta metodologia pedagógica de formação diferenciada, voltada aos sujeitos cujo modo de vida e produção profissional, se difere do modelo tradicional e urbano. Em seguida, abordamos os instrumentos pedagógicos, utilizados durante o processo de formação destes sujeitos, cuja finalidade é sua formação integral. Por fim, fomos a campo, entrevistar/dialogar com os docentes de uma unidade pública de ensino, cuja metodologia utilizada é a Alternância, com o objetivo de entendermos de que maneira ocorre a formação para o trabalho naquele espaço. Nossas considerações finais apontam que, para além de um curso, onde os docentes são formados para o trato diferenciado com os sujeitos do campo, sua prática cotidiana em sala de aula, assim como a troca de experiências que também se dão entre docente/docente (aqui conhecido como monitor), como também entre docente/discente, possui suficiência para além daquela produzida em um curso de formação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Adriano Vargas Freitas (adrianovargas@id.uff.br) on 2018-01-08T19:17:50Z No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA-UFF-corrigida-para-a-banca.pdf: 899827 bytes, checksum: 39dca74d7b4ba4e4f837efc3d60f69de (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Biblioteca do Instituto de Educação de Angra dos Reis (biar@ndc.uff.br), reason: a capa e a folha de rosto estão desconfiguradas, Há marcações no texto do resumo em língua estrangeira e não tem ficha catalográfica. on 2018-01-26T17:31:29Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Adriano Vargas Freitas (adrianovargas@id.uff.br) on 2018-07-12T13:52:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MONOGRAFIA-UFF-corrigida-para-a-banca.pdf: 899827 bytes, checksum: 39dca74d7b4ba4e4f837efc3d60f69de (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Joanilda Santos (joanildauff@yahoo.com.br) on 2018-10-09T22:26:11Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MONOGRAFIA-UFF-corrigida-para-a-banca.pdf: 899827 bytes, checksum: 39dca74d7b4ba4e4f837efc3d60f69de (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-09T22:26:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MONOGRAFIA-UFF-corrigida-para-a-banca.pdf: 899827 bytes, checksum: 39dca74d7b4ba4e4f837efc3d60f69de (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titlePedagogia da alternância: Da formação discente à formação docentept_BR
dc.typemonografia de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordEducação Públicapt_BR
dc.subject.keywordEducação do Campopt_BR
dc.subject.keywordFormação Docentept_BR
dc.subject.keywordPedagogias Alternativaspt_BR
dc.subject.keywordPedagogia da Alternânciapt_BR
dc.subject.keywordTCCpt_BR
dc.contributor.membersOliveira, Mara Edilara Batista de-
dc.contributor.membersFerreira, Maria Onete Lopes-
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR
dc.creator.affilliationUniversidade Federal Fluminense. Instituto de Educação de Angra dos Reis. Angra dos Reis, RJpt_BR
dc.subject.descriptorPedagogiapt_BR
dc.subject.keywordotherEducación publicapt_BR
dc.subject.keywordotherCampo de educaciónpt_BR
dc.subject.keywordotherFormación docentept_BR
dc.subject.keywordotherPedagogía alternativapt_BR
dc.subject.keywordotherPedagogía de la alternanciapt_BR
dc.subject.keywordotherCBTpt_BR
dc.description.abstractotherEste texto pretende dirección cómo el proceso de formación de profesores, en un espacio público, onde se practica la pedagogía de la alternancia. Al principio, presentamos qué esta pedagógica metodología diferenciada de formación, orientado a la materia cuya forma de vida y producción profesional, se diferencia del modelo tradicional y urbano. A continuación, se discuten las herramientas de enseñanza utilizadas durante el proceso de formación de estos temas, cuya finalidad es la formación integral. Por último, fuimos al campo, hacier entrevista/diálogo con los profesores de una unidad pública, cuya metodología es alterna, con el objetivo de ser conscientes de la manera como ocurre la formación para trabajar en ese espacio. Nuetras consideraciones finales apuntan para el facto que, además de un curso, donde profesores son entrenados para tratar con los temas del campo distinguido, su práctica em clases al diario, así como el intercambio de experiencias también entre Maestro/maestro (aquí conocido como monitor), así como entre maestros y alumnos, posee suficiente más allá da que hace en un curso de capacitación.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Educação de Angra dos Reis. Departamento de Educaçãopt_BR
dc.degree.date2017-
dc.degree.localAngra dos Reispt_BR
dc.degree.cursoCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.departmentAngra dos Reispt_BR
Appears in Collections:SGG- Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA-UFF-corrigida-para-a-banca.pdf878.74 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons