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Title: Sustentabilidade na indústria da moda: a propriedade intelectual como fator competitivo
Authors: Bazhuni, Fabiana Zibetti
metadata.dc.contributor.advisor: Jorge, Clarisse Stephan Farhat
metadata.dc.contributor.members: Soares, Iara Duque
Siqueira, Camila Pereira de Castro
Issue Date: 2017
Citation: BAZHUNI, Fabiana Zibetti. Sustentabilidade na indústria da moda: a propriedade intelectual como fator competitivo. 2017. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
Abstract: A partir de uma análise geral do panorama da indústria moderna com relação à sustentabilidade, o presente trabalho busca desenvolver a ideia de que a propriedade intelectual, principalmente as marcas de certificação e coletivas, são potenciais estratégias de diferenciação e incentivo à adoção de práticas sustentáveis pela indústria da moda no Brasil – o que inclui toda a cadeia produtiva, das plantações de algodão ou outras fibras aos varejistas de moda. Para isto, será analisado o conceito de sustentabilidade e o que esta ideia implica, o surgimento da noção de sustentabilidade em um panorama internacional e a exigência de metas sustentáveis pelos organismos internacionais. Além disso, buscará identificar e analisar os desafios do desenvolvimento e disseminação do apelo a produtos sustentáveis no mercado consumidor brasileiro e também os desafios da indústria da moda para a aplicação de práticas sustentáveis em seus modelos de negócio. Aliado a isso, será mencionado o papel do direito ambiental nesta prática e como ele pode se aliar à propriedade intelectual no desafio da maior aplicação e valorização de ações sustentáveis no âmbito da indústria da moda.
metadata.dc.description.abstractother: The present work seeks to develop the idea that intellectual property, especially collective and certification marks, can be potential market differentiation strategies and an encouragement to sustainable practices in the fashion industry in Brazil - which comprises the entire production chain, from cotton plantations or other fibers to fashion retailers. For this purpose, we will analyze the concept of sustainability and what it implies, the development of a sustainable notion in an international scenario and its demands. Furthermore, we will try to identify and consider the challenges of developing and propagating consumer’s appeal to “green” products in the Brazilian market, as well as the challenges faced by the fashion industry to adopt environmentally friendly practices in its business models. Alongside this, we will reflect on the role of environmental law in sustainability and how it can ally itself with intellectual property in the challenge of greater application and appreciation of sustainable practices within the fashion industry.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7876
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