Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7956
Title: Projeto de leitura: desenvolvendo a leitura na escola.
Authors: Reis e Silva, Luiza
metadata.dc.contributor.advisor: Costa, Rodrigo Cazes
metadata.dc.contributor.members: Mendonça, Áureo Guilherme
Alves, Rôssi
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O trabalho objeto deste estudo de caso teve como objetivo fazer com que os alunos do 6º ao 9º ano do C.E.E.R1 vejam a importância da leitura, em todas as suas formas, no dia-a-dia e leiam cada vez mais. Para que o objetivo fosse atingido foi realizado um projeto de leitura. O projeto aconteceu no Colégio Estadual Emília Roschemant, em Nova Friburgo, paralelo a um projeto do Mais Educação2 voltado para letramento3, que diagnosticou na falta do hábito de ler um dos pontos principais para a dificuldade na compreensão da disciplina de Língua Portuguesa. As causas dessa falta de leitura se devem ao fato de que os alunos veem o ato de ler como algo que lhes é imposto por parte do colégio e dos professores, e os pais veem a leitura como uma coisa supérflua e desnecessária, já que também não têm esse hábito. Isso é um panorama do Brasil, uma vez que os brasileiros não têm o hábito de ler, como mostra a reportagem do G1 sobre a pesquisa da Fecomércio-RJ, que será explorada na justificativa do trabalho.
metadata.dc.description.abstractother: The purpose of this study was to make the students of the middle school of C.E.E.R.4 see the importance of reading, in all forms, on a daily basis and read more and more. In order for the objective to be achieved, a reading project was carried out. The project happened in Colégio Estadual Emília Roschemant, Nova Friburgo, parallel to a project called Mais Educação5 focused on teaching portuguese, who diagnosed in the absence of the habit of reading one of the main points for the difficulty in understanding the discipline literacy6. The causes of this lack of reading are due to the fact that the students see the act of reading as something imposed on them by the college and the teachers, and parents see reading as a superfluous and unnecessary thing, since they also don’t have this habit. This is a panorama of Brazil, since brazilians have no reading habit, as shown in a G1 report about a Fecomércio-RJ research, which will be explored in the justification of the work.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7956
Appears in Collections:RAE - Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luiza Reis e Silva.pdfMonografia de Conclusão de Curso605.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.