Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7974
Title: Uma história sobre interação a distância para ser contada no Ensino Médio de Física
Authors: Rego, Vinícius Pessanha
metadata.dc.contributor.advisor: Mansur, Newton Luiz Pires
metadata.dc.contributor.members: Mansur, Newton Luiz Pires
Martins, Jorge Simões de Sá
Souza, Reinaldo Faria de Melo e
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Rego, Vinícius Pessanha. Uma história sobre interação a distância para ser contada no Ensino Médio de Física. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)-Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2017.
Abstract: A interação a distância é, ainda nos dias de hoje, uma questão interessante para a ciência contemporânea. Em livros diversos podemos presenciar diferentes tipos de explicação sobre as forças que atuam em corpos quando não em contato. Muitas vezes entendida como mediada por um agente, a interação a distância aparece nos livros, nos vestibulares e, por consequência, no ensino médio como uma ação mediada pelos chamados campos de força dentro da física. Este que por vezes é entendido como região, vetor, alteração no espaço, como curvatura e também como armazenamento de energia. Diante dos exemplos citados fica evidente que, concordando com Silva e Krapas (2007), a imensa quantidade de significados atribuída a este conceito claramente confunde muito mais do que esclarece tanto o estudante quanto o professor que se propõe a apresentar este conceito tão pouco revelado tanto nos livros de ensino médio quanto de ensino superior. O presente trabalho tem a audácia de tentar ser esclarecedor, a partir de uma melhor organização dos fatos históricos, numa discussão à título de ensino médio, sobre a questão da ação a distância já tratada por tantos outros nomes de peso dentro da física e da metafísica.
metadata.dc.description.abstractother: The action at distance is nowadays an interesting question to the contemporary Science. In several books we can see differents types of explanation about the forces acting in corps untouched. A lot of times understanded as mediated by an agent, the interaction at distance appears in the books, in the vestibulares and, as consequence, in the high school as action mediated by force fields in physics. Field that in times is understood as region, vector, space changes, curvature and also energy storage. In front of the examples named is clear, agreeing with Silva and Krapas (2007), that the great amount of meanings attached to this concept clearly confuses more than clarifies it both to the student and teachers that has to present this unshown concepts in the high school books as in the superior books. The present work has the attempt of being clear, starting at a better frame of the history facts, in a discussion by high school, about the action at distance question already treated by so many great names in physics and meta physics.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7974
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vinicius Pessanha Rego.pdf625.14 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons