Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7974
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMansur, Newton Luiz Pires-
dc.contributor.authorRego, Vinícius Pessanha-
dc.date.accessioned2018-12-05T15:53:27Z-
dc.date.available2018-12-05T15:53:27Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationRego, Vinícius Pessanha. Uma história sobre interação a distância para ser contada no Ensino Médio de Física. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)-Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7974-
dc.description.abstractA interação a distância é, ainda nos dias de hoje, uma questão interessante para a ciência contemporânea. Em livros diversos podemos presenciar diferentes tipos de explicação sobre as forças que atuam em corpos quando não em contato. Muitas vezes entendida como mediada por um agente, a interação a distância aparece nos livros, nos vestibulares e, por consequência, no ensino médio como uma ação mediada pelos chamados campos de força dentro da física. Este que por vezes é entendido como região, vetor, alteração no espaço, como curvatura e também como armazenamento de energia. Diante dos exemplos citados fica evidente que, concordando com Silva e Krapas (2007), a imensa quantidade de significados atribuída a este conceito claramente confunde muito mais do que esclarece tanto o estudante quanto o professor que se propõe a apresentar este conceito tão pouco revelado tanto nos livros de ensino médio quanto de ensino superior. O presente trabalho tem a audácia de tentar ser esclarecedor, a partir de uma melhor organização dos fatos históricos, numa discussão à título de ensino médio, sobre a questão da ação a distância já tratada por tantos outros nomes de peso dentro da física e da metafísica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Coordenação de Graduação em Física GGF (ggf.egf@id.uff.br) on 2018-10-08T14:45:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Vinicius Pessanha Rego.pdf: 640146 bytes, checksum: ada8ce0350cfd17da974eedadc0d10ee (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca do Instituto de Física (bif@ndc.uff.br) on 2018-12-05T15:53:27Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Vinicius Pessanha Rego.pdf: 640146 bytes, checksum: ada8ce0350cfd17da974eedadc0d10ee (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-05T15:53:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Vinicius Pessanha Rego.pdf: 640146 bytes, checksum: ada8ce0350cfd17da974eedadc0d10ee (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleUma história sobre interação a distância para ser contada no Ensino Médio de Físicapt_BR
dc.typemonografia de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordEducação em ciênciaspt_BR
dc.subject.keywordArgumentaçãopt_BR
dc.subject.keywordFormação de professores de Físicapt_BR
dc.contributor.membersMansur, Newton Luiz Pires-
dc.contributor.membersMartins, Jorge Simões de Sá-
dc.contributor.membersSouza, Reinaldo Faria de Melo e-
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR
dc.creator.affilliationUniversidade Federal Fluminense. Instituto de Física. Departamento de Física. Niterói, RJpt_BR
dc.subject.descriptorEnsino de Físicapt_BR
dc.subject.descriptorFormação de professorespt_BR
dc.subject.descriptorArgumentaçãopt_BR
dc.subject.keywordotherScience educationpt_BR
dc.subject.keywordotherArgumentationpt_BR
dc.subject.keywordotherPhysics teacher educationpt_BR
dc.description.abstractotherThe action at distance is nowadays an interesting question to the contemporary Science. In several books we can see differents types of explanation about the forces acting in corps untouched. A lot of times understanded as mediated by an agent, the interaction at distance appears in the books, in the vestibulares and, as consequence, in the high school as action mediated by force fields in physics. Field that in times is understood as region, vector, space changes, curvature and also energy storage. In front of the examples named is clear, agreeing with Silva and Krapas (2007), that the great amount of meanings attached to this concept clearly confuses more than clarifies it both to the student and teachers that has to present this unshown concepts in the high school books as in the superior books. The present work has the attempt of being clear, starting at a better frame of the history facts, in a discussion by high school, about the action at distance question already treated by so many great names in physics and meta physics.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.date2018-
dc.degree.localInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.cursoCurso de Físicapt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vinicius Pessanha Rego.pdf625.14 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons