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Title: O desastre de Fukushima e a física do ensino médio
Authors: Barbosa, Otávio Xavier
metadata.dc.contributor.advisor: Martins, Jorge Simões de Sá
metadata.dc.contributor.members: Martins, Jorge Simões de Sá
Muniz, Roberto Bechara
Costa Júnior, Antonio Tavares da
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Esta monografia apresenta uma proposta de trabalho de temas da Física do Ensino Médio a partir de um evento catastrófico de grande repercussão ocorrido no início de 2011. Faz-se uma descrição deste evento separando-o em três momentos distintos, a saber, a ocorrência de um terremoto com hipocentro no leito oceânico, o tsunami por ele provocado, e as consequências da destruição que causou na estrutura de uma central nuclear em termos de vazamento radioativo. Em cada um destes momentos um elemento da Física do Ensino Médio assume um papel preponderante. A dinâmica de produção de um terremoto é relacionada com a física do atrito e da força elástica; a propagação do tsunami enseja a discussão da propagação ondulatória e a exposição das características principais de uma onda; e o vazamento radioativo motiva uma discussão sobre aspectos elementares da radioatividade e das consequências biológicas da exposição à radiação. Ao final, propõem-se sequências didáticas concebidas para apoiar um engajamento ativo dos estudantes na formação de seu conhecimento.
metadata.dc.description.abstractother: In this work we present a proposal on how to discuss topics of the High School Physics curriculum motivated by the consideration of a high profiled catastrophic event that happened at the beginning of 2011. We provide a description of this event by considering three different moments, the first one being the occurrence of an earthquake with hypocenter located at the deep ocean floor, the tsunami that it provoked, and the consequences of the destruction it caused in the structure of a nuclear power plant in terms of radiation leakage. In each of these moments an element of the High School Physics curriculum has a predominant role. The dynamics of earthquake generation is related to the physics of friction and elastic forces; the tsunami leads to a discussion of wave propagation and its fundamental properties; and the radiation leakage motivates a discussion centered on the elementary aspects of radioactivity and the biological consequences of radiation exposure. We end up by proposing didactical sequences conceived to support an active engagement of the students in the formation of her/his knowledge.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7975
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